Qual a DIFERENÇA entre RECEPTOR IPTV e TV BOX

420

Recebi o seguinte questionamento através do meu e-mail pessoal, [email protected], que foi enviado pelo leitor Marcelo Moreira:

Boa tarde. Me chamo Marcelo e li alguns de seus artigos que tratam de receptores de tv pirata e tv box. Aí me veio uma dúvida: qual a diferença entre um receptor que utiliza iptv e um tv box, que também pode utilizar esse sistema. Há diferença de preço, mas quero saber se os dois oferecem o mesmo resultado.

Ótima questão, vamos lá então tirar esta sua dúvida.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– Receptor IPTV, é aquele tipo de receptor capta os canais de tv através de um sintonizador de satélite ou de tv a cabo e que também pode ser ligado à internet para receber conteúdos vis streaming. O Receptor IPTV usa um firmware proprietário (desenvolvido pela marca que o produz) para controlar toda a sua interface, inclusive a função IPTV, bem como o conteúdo que é oferecido via streaming geralmente é oferecido pela marca que o está comercializando. Há raros casos em que o receptor oferece firmware desenvolvido em Android. O receptor IPTV é um receptor proibido de comercialização no Brasil, ou seja, não é homologado para venda no Brasil e considerado um receptor pirata.

– TV Box – é na realidade um pequeno computador em formato parecido com o de um receptor, ele é feito para ser ligado diretamente à internet e não tem entrada para nenhum tipo de antena, não é capaz de captar a tv via satélite e nem via cabo. O software do TV Box é na maioria das vezes um sistema Android e é possível instalar os mesmos aplicativos Android disponíveis para celular. O TV Box é excelente para transformar qualquer televisão em Smart TV. Há marcas de receptores piratas que modificam o TV Box instalando softwares para a captação de canais via streaming de internet (IPTV) e listas de canais da tv paga para captação via internet, claro, sem autorização dos detentores de direitos destes canais. Por se tratar de um microcomputador Android e não de um receptor de tv não homologado, não há proibição de venda destes aparelhos no Brasil e eu não sei de nenhum tipo de legislação específica que proíba a captação de streaming de canais pagos via IPTV, mas quem usa para este fim sabe muito bem que se trata de pirataria da tv paga, não é mesmo?


Grato.