Por que canais codificados em BISS abrem em um RECEPTOR e em outro não

558

Recebi o seguinte questionamento do nosso leitor João Eugênio:

Boa noite amigo, tenho um azbox thunder e um bravissimo twin e em nenhum dos dois código abrir a TV morena StarOne c3 que ta em biss, e esse mesmo canal abre perfeitamente com os Azamerica s1001…..
Vc sabe me dizer qual razão pra isso?
Obrigado.
Teria algum macete pra fazer abrir, já que SBT, RECORD, BAND abrem normal com as chaves biss só não tv morena.

Então João Eugênio, assim como ocorre com os canais codificados das operadoras de tv por assinatura, no caso dos canais de grandes redes de televisão brasileiras que transmitem com o sinal codificado, também há a necessidade de se fazer um esforço para conseguir descobrir qual é o código que pode ser usado para abrir o sinal daquela emissora.

Há até grupos de usuários avançados de receptores de satélite que se juntam para usar os recursos de informática de todos na tentativa de quebrar os códigos de segurança que as emissoras usam para codificar seus sinais no satélite.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Quando se consegue essa chave geralmente ela ~é compartilhada só com aquele grupo.

Mas há uma parte mais complicada dessa operação, no caso das marcas de receptores de satélite não homologados, é que há diferenças hexadecimais entre as chaves aceitas por uma marca de receptor e outro, eu não sei os detalhes técnicos disto, mas na maioria das vezes a chave que é usada em um receptor não irá funcionar em outro, havendo uma necessidade de conversão para que funcione.

Por isto uma marca descobre e a outra acaba não conseguindo usar, e é por isto por exemplo que a chave que se usa no Azamérica S1001 não serve no Azbox Thunder.

Os receptores costumam ter uma tela onde se pode cadastrar estas chaves BISS ou mesmo de outros tipos de codificação, mas quando a marca disponibiliza já em suas atualizações de firmware facilita bastante.

Ou seja, tudo depende do trabalho da marca de receptor querer ou não ir atrás de descobrir essas chaves de codificação das grandes emissoras, pois dá um trabalho danado e a emissora pode trocar de uma hora pra outra e invalidar este trabalho.

Encontrar um grupo de usuários que se junta para descobrir qual é a chave de determinados canais no satélite também não é tarefa fácil, mas é uma alternativa e pode ser procurado através de fóruns de tv via satélite.