Pirataria da TV Paga dá prejuÁ­zo de US$ 3,2 bilhões no Áºltimo ano na AmÉrica Latina

964

Aconteceu esta semana no Chile o Seminário Pirataria da Televisão Paga e Economia das Telecomunicações, onde mais uma vez foram divulgados nÁºmeros estratosfÉricos do prejuÁ­zo causado pela pirataria da TV Paga na AmÉrica Latina.

Em resumo o que se difundiu foram os nÁºmeros da pirataria da tv por assinatura no mercado chileno e a previsão geral de prejuÁ­zo causado pela pirataria da tv paga em toda a AmÉrica Latina.

O Chile tem perdas anuais de 66 milhões de dólares sendo que se fosse uma operadora de tv paga a pirataria seria a 5º maior operadora do Chile, com 300 mil pontos instalados.

Mesmo assim a Aliança Contra a Pirataria da TV Paga pressiona as autoridades chilenas para combaterem com força a tv pirata no paÁ­s e citam, inclusive, que o Chile está descumprindo tratados assinados com os Estados Unidos ao não conseguir erradicar a pirataria da tv no paÁ­s. Lembrando que o Chile É o Áºnico paÁ­s da AmÉrica do Sul o qual os cidadãos não necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos como turistas.

Estes status É conseguido, entre outras coisas, por que a sociedade chilena É considerada honesta nas relações comerciais com os Estados Unidos, sendo que o combate Á  pirataria É um dos pontos chaves para esta classificação.

Mas não É somente de receptores piratas que É feita a pirataria da tv paga na AmÉrica Latina como É de se imaginar ao ouvir mais uma vez que a pirataria está causando tantos prejuÁ­zos.

Durante o seminário foram citadas duas formas de pirataria da tv paga que tem crescido na AmÉrica Latina.

A primeira são as empresas de tv por assinatura via cabo que não tem qualquer tipo de registro ou parceria com as emissoras de tv fechadas mas mesmo assim empacotam estes canais fechados e vendem como qualquer outra empresa de tv a cabo legalizada no mercado.

Segundo o que se discutiu no seminário, estas empresas em alguns paÁ­ses tem atÉ mesmo facilidades para tocar os seus empreendimentos como se comercializassem um produto legal.

A outra forma de pirataria da tv paga que tem aumentado a participação neste filão de mercado É cometido pelas próprias operadoras de tv por assinatura, que não estão declarando o nÁºmero correto de assinantes que tem para as distribuidoras de conteÁºdo a que pertencem os canais da tv fechada, desta forma elas embolsam receita que deveriam estar passando para cada emissora nos pacotes que elas vendem.

E os receptores de tv pirata? A ordem É continuar o combate como está sendo feito nos Áºltimos anos.