IP DE USUÁRIOS DE IPTV PIRATA SENDO ENTREGUES À POLÁCIA INTERNACIONAL POR PROVEDORES DE ACESSO NA EUROPA E COMO ISTO AFETA BRASILEIROS

17680

A notÁ­cia de hoje no mundo da tv por assinatura e combate Á  pirataria da tv paga É a investigação conduzida pela Europol sobre a pirataria da tv por assinatura atravÉs da internet.

Espanha e diversos outros paÁ­ses da União Europeia contribuÁ­ram com as investigações sobre a pirataria de cerca de 1.200 canais da tv por assinatura de todo o mundo, inclusive canais da tv paga do Brasil, que estavam sendo distribuÁ­dos para todo o mundo atravÉs de servidores IPTV baseados no continente europeu.

A investigação culminou nesta semana com a invasão de diversos servidores IPTV no continente, apreensão de equipamentos e prisão de envolvidos no esquema ilegal de distribuição dos conteÁºdos protegidos por direitos autorais dos canais e programadores de conteÁºdo. Na Espanha foram três prisões, o nÁºmero total de presos na Europa ainda não foi divulgado pela Europol.

A investigação conduzida pela Europol ainda trás alguns detalhes a mais que diferenciam esta de outras realizadas no continente, ajuda dos provedores de acesso á intyernet no continente, que foram essenciais tanto para a identificação dos IPs que serviam o conteÁºdo pirata quanto para a elaboração de uma extensa lista com o IP e dados pessoas dos usuários que acessam estes conteÁºdos pirateados.

A Europol ainda não finalizou a operação sendo que ainda há diversos servidores IPTV revelados pelos provedores de acesso europeus que devem ser desmantelados nas próximas semanas.

A polÁ­cia tambÉm não descartou conduzir operações de apreensão e prisão contra os usuários de IPTV europeus revelados por estes provedores de acesso.

É importante que se tenha em mente que muitos dos IPs de usuários de IPTV pirata revelados pelos provedores de acesso europeus pertencem a residentes de paÁ­ses não europeus, como o Brasil por exemplo, sendo assim estes usuários não serão punidos diretamente por esta operação, não estando por enquanto em risco de terem seus equipamentos apreendidos ou mesmo sua prisão decretada por atividade ilegal naquele continente.

No entanto, por se tratar de uma investigação realizada por uma polÁ­cia internacional ligada Á  União Europeia e pelos provedores de acesso Á  internet que revelaram os dados de IPs para a investigação serem os controladores de alguns dos mais importantes provedores de acesso Á  internet na AmÉrica Latina, no Brasil principalmente, os usuários de IPTV pirata brasileiro que acessavam aqueles provedores IPTV piratas europeus podem ter os seus nomes incluÁ­dos em uma lista negra da polÁ­cia internacional Europeia tendo então uma ressalva Á  sua entrada em paÁ­ses do continente europeu que passaram a endurecer a vida daqueles que pirateiam a tv por assinatura via IPTV.

Outro ponto importante desta contribuição entre Europol e provedores de acesso Á  internet É que estes Áºltimos provaram que tem a capacidade de identificar e listar rapidamente os IPs que enviam e recebem conteÁºdo pirata via IPTV, inclusive com os dados pessoas dos assinantes de internet ligados a estes IPs.

Brasileiros que gostam de aproveitar pacotes de viagens baratos para a Europa e os que pensam em migrar para paÁ­ses europeus, principalmente a Espanha, abram o olho, como eu já digo há anos aqui no GPS.Pezquiza.com, pirataria via IPTV É muito fácil de ser identificada e pode sim vir a ter consequências em algum momento atÉ mesmo para os usuários.

O uso de pirataria IPTV em alguns paÁ­ses da Europa está ficando descontrolado e este tipo de operação está cada vez mais comum no continente, muitos servidores de tv pirata acessados por usuários brasileiros estão instalados naquele continente e as operadoras de tv paga não estão economizando no combate ao IPTV pirata.