ANDROID TV ESTÁ INVADINDO OS RECEPTORES DA TV POR ASSINATURA

4682

A IBC 2017 (International Broadcasting Convention) que está acontecendo em Amsterdã desde a sexta-feira 15 de setembro está trazendo muita coisa interessante para o universo da tv por assinatura e entretenimento em vídeo.

Duas das maiores desenvolvedoras de soluções de software para a tv por assinatura estão demonstrando em seus stands a nova plataforma que deverá dominar as próximas gerações de receptores de tv para as operadoras de tv por assinatura, estas plataformas construídas sobre o sistema operacional do Google, o Android e sua versão para a televisão, o Android TV.

Uma destas soluções mais maduras está sendo demonstrada pela iWedia, é o software Teatro-3.5 que já foi adotado pela fabricante de setop boxes (receptores) Askey.

Nos estandes tanto da Askey quanto da iWedia na IBC2017 dois modelos de receptores fabricados pela Askey e que tem como sistema operacional o Android TV modificado com o Teatro-3.5 estão chamando bastante atenção do público que comparece ao evento.

O Asky STI6080 UHD IPTV + OTT Android TV STB é um poderoso receptor que funciona apenas conectado à internet e apenas com recepção de conteúdo via IP, é um dos receptores de tv mais recentes desenvolvidos pela Askey para operadoras de tv por assinatura que suporta 4K com compressão HEVC. Baseia-se no chipset S912 da Amlogic com um poderoso processador de 64 bits quad-core e uma olaca de vídeo penta-core com suporte a 3D. Ele está equipado com para recepção Wi-Fi padrão 11ac, Bluetooth 4.1, entrada para cartão SD e uma porta USB OTG que suporta acessórios de rede, de busca por voz, expansão de armazenamento e pode ser usada pela operadora de tv para configuração no receptor.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Já o Askey STS2060 UHD IPTV + DVB Android TV STB é um receptor híbrido que também suporta 4K HEVC. Baseia-se no chipset BCM72604 da Broadcom com as seguintes características: processador de 7 bits dual-core e placa de vídeo 3D de 1,2 Gpix/s. Além dos serviços IPTV e OTT ele tem suporte ao tuner DVB-S2 para tv via satélite e DVB-C para tv via cabo, que oferece a vantagem de um modelo de negócios mais flexível para as operadores de TV por assinatura.

O Android TV Teatro-3.5 oferece como atrativos para as operadoras de tv por assinatura players de multimídia desenvolvidos especialmente para a entrega de broadcasting, multicast e unicast e implementação de serviços de entrada Android TV Input Framework (TIF).

Além disto o Teatro-3.5 oferece APIs adicionais ao Android TV que acrescentam funcionalidades para as necessidades dos serviços da TV Paga bem como facilita a inclusão de aplicativos específicos de cada operadora de tv por assinatura.

Por exemplo, quando o receptor é ligado ele já abre com o aplicativo C-More Live que é o aplicativo de tv ao vivo do Teatro-3.5, ele tem funções semelhantes ao sistema operacional dos receptores atuais usados pelas operadoras de tv como o banner zapping, lista de serviços, Grade EPG, PVR e Time Shift.

O Android TV Teatro 3.5 também já vem preparado para os sistema de criptografia da tv por assinatura, já tendo em si implementados os sistemas de acesso condicional (CAS) e configurado para a conexão com plataformas de entrega de serviços (SDP) e redes de entrega de conteúdo (CDN).

Da maneira como a preferência dos consumidores caminha a passos largos para o IPTV e com a necessidade crescente de oferecer conteúdo de streaming para os seus assinantes é bom mesmo que as operadoras de tv por assinatura abram o olho para a tecnologia e ofereçam este tipo de receptor o mais rápido possível para os seus assinantes.

É torcer para que a novidade chegue logo ao Brasil.