2 FIOS DO LNB NO MESMO TUNER melhora o sinal?

3519

Recebi uma pergunta sobre o uso do LNB para melhorar o sinal recebido da parabólica no receptor de satélite, a pergunta foi a seguinte:

Tenho um receptor de satélite com ligado em uma antena parabólica com LNB duplo e estou tendo muita perda de sinal, eu queria saber se eu ligar os dois fios que vem do LNB no mesmo tuner o sinal vai melhorar.

Para dar uma resposta rápida para esta questão ela é não, não vai melhorar nem um pouquinho a perda de sinal que você está tendo.

Isto por que os tuners geralmente tem dois pluges para conexão de cabos coaxiais pois eles podem ser ligados em loop, ou seja, um dos plugues é entrada de sinal e o outro é saída de sinal, desta forma só se pode ligar uma entrada de sinal (cabo) vindo do LNB nele. O outro plugo doa sinal e não recebe.

O que pode ocorrer se você ligar os dois cabos neste mesmo é tuner é provocar um curto no LNB podendo acarretar a queima do LNB e até mesmo do tuner.

Mas há sim receptores com um tuner só que tem duas entradas, esses modelos são muito raros e mesmo tendo duas entradas no mesmo tuner essas entradas servem para se captar dois canais distintos ao mesmo tempo, ou seja, os dois fios ligados em cada entrada do mesmo tuner não servem para amplificar o sinal e sim para sintonizar canais distintos.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

O que você precisa entender é que de qualquer não é assim que se amplifica o sinal vindo da antena parabólica.

O que você vai precisar fazer é:

– Verificar o seu apontamento, se ele estiver com problema ajustar o apontamento já vai te dar um excalente ganho de sinal.

– Verificar os cabos, se eles estiverem com conectores oxidados ou mesmo boa parte da malha oxidada, trocar por um cabo novo e de melhor qualidade já vai resolver o seu problema.

– Trocar a sua antena por uma de tamanho maior, pode ser que antena que você está usando não tem um bom tamanho para o satélite que você quer captar.

Claro, faça primeiro o que é menos dispendioso até que encontre a solução mais adequada para a sua perda de sinal.

Aqui no GPS.Pezquiza.com tem dezenas de matérias falando sobre melhorar o sinal na antena parabólica, clique aqui para ver estas matérias.

Você também pode assistir ao vídeo que coloquei abaixo respondendo a esta pergunta.