Os VIDEOS 4K DO YOUTUBE rodam EM TVS COMUNS – Como é possível

645

Recebi o seguinte questionamento de um leitor de Campo Grande-MS, ele não enviou o nome real dele, então não vou divulgar esta informação, leia abaixo a questão que ele nos enviou que engloba alguns assuntos relativos ao 4K, nesta matéria vamos responder sobre o Youtube 4K e em outra matérias falaremos sobre os outros questionamentos dele:

ola caro amigo,,sou de campo grande ms,,,minha duvida é a seguinte,,quero comprar uma tv box,,para assitir filmes do netflix,,,primcipalmente os video 4k “sendo possivel é claro,” porem minha tv é comum,,sera que com tv box, terei acesso ao conteudo 4k do netflix, lembrando minha tv é led 47″ mas comum,,,antes de responder sim , ou não como os video 4k do yotube rodam em tvs comum.

Sobre este assunto também publicamos um vídeo no canal GPSPezquizaOficial e você pode assistir a este vídeo aqui mesmo nesta página basta rolar a página até mais abaixo.

Os vídeos 4K do Youtube rodam mesmo em televisores que não são 4K, ou seja, televisores comuns?

Sim rodam, mas não é bem da maneira como você deve estar pensando, para isto vamos analisar o Youtube no computador pois lá ele permite que a gente use algumas funções que não são possível de se usar no Youtube do televisor, a função mais avançada que você consegue usar no Youtube do Televisor é a busca de vídeos, o que provavelmente está lhe enganando em relação aos vídeos 4K.

O Youtube no computador permite que você use funções como o filtro e aquele engrenagem que aparece no canto inferior direito do player de vídeo, que tem, entrou outras funções, a possibilidade de se escolher em qual qualidade de imagem o Youtube vai enviar o vídeo para você. Atenção, na televisão esta função de qualidade de vídeo é escolhida automaticamente pela televisão de acordo com a velocidade da sua internet.

Muito bem, então vou dar o exemplo que falei no vídeo que coloco mais abaixo aqui nesta mesma página.

Ao fazer uma busca qualquer no Youtube, por exemplo: Costa Rica, vai aparecer vários vídeos para você, alguns vídeos podem até ter no nome escrito o termo 4K, o que leva quem está querendo assistir ao vídeo a imaginar que aquele vídeo irá rodar em 4K na televisão dele.

Vamos entender isto.

Faça a busca no computador, da palavra Costa Rica, como eu citei acima e depois vamos escolher somente os vídeos que são verdadeiramente 4K, para isto repare que abaixo da caixa de pesquisa do Youtube, no lado esquerdo, há um quadradinho escrito Filtros com uma setinha pra baixo, clique nessa setinha e vão aparecer diversas opções, entre elas a opção 4K, clique nesta opção e pronto, você forçou o Youtube a te mostrar apenas os vídeos que estão em resolução 4K.

Você sabe que os vídeos estão em resolução 4K pois os vídeos que aparecem, abaixo do título e da descrição do vídeo, há um quadradinho mostrando 4K dentro dele.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Você vai reparar que tem vídeo com o título com a palavra 4K no título mas também tem muitos vídeos que não tem a palavra 4K no título mas que são em resolução 4K, isto ocorre por que pura e simplesmente estar escrito 4K no título não quer dizer que você vai conseguir assistir aquele vídeo em 4K bem como não ter escrito no título 4K não quer dizer que você não vai conseguir assistir aos vídeos em resolução 4K. Finalmente podemos entender que o título não influencia o vídeo estar ou não na resolução 4K.

Escolha qualquer um dos vídeos que o Youtube está te mostrando que estão na resolução 4K e coloque eles para rodar, quando abrir o player do youtube, leve o mouse até o vídeo e procure a engrenagem que aparece no canto inferior direito, ao clicar nesta engrenagem algumas opções aparecem, escolha a opção Qualidade e note que na opção qualidade você ainda terá mais opções para escolher, são elas:

– 2160P
– 1440P
– 1080P
– 720P
– 480P
– 360P
– 240P
– 144P
– Automático

Estas resoluções indicam qual é a qualidade de imagem que o Youtube vai mandar o vídeo para ser mostrado no seu computador, quanto mais opções melhor, isto indica que a pessoa que fez aquele vídeo e enviou para o Youtube o fez na qualidade de imagem 4K, mas não que obrigatoriamente ele só pode ser assistido em qualidade 4K.

Como o Youtube sabe que não é todo mundo que tem como assistir aquele vídeo em qualidade 4K, ele consegue detectar qual é a qualidade de tela máxima da sua televisão, ou do seu smartphone ou do seu computador, e então envia para você o vídeo nesta qualidade de vídeo ou em uma qualidade menor, pois a sua internet também influencia na qualidade do vídeo, se a internet está devagar pode ser que ela não suporte a qualidade de vídeo máxima que o seu aparelho suporta.

Sabendo disto é importante você saber qual a qualidade de vídeo máxima que a sua televisão consegue mostrar e será no máximo nesta qualidade de vídeo que o Youtube irá enviar para você, lembrando que o Youtube é capaz de reformatar automaticamente qualquer vídeo para qualquer qualidade de vídeo abaixo do que aquela qualidade de vídeo na qual ele foi enviado para a plataforma.

As resoluções máximas que podem ser mostradas pelos televisores são:

– Televisor HD – 720P
– Televisor Full HD – 1080P
– Televisor 4K – 2160P

Ou seja, mesmo que o vídeo tenha sido enviado para o Youtube por quem o produziu em resolução 4K (2160P) você vai conseguir assistir na sua TV Comum em qualidade no máximo a que ela consegue mostrar.

Desta maneira o vídeo que você pensa estar assistindo em 4K na sua TV comum Full HD na realidade você está assistindo no máximo na resolução de 1080P se a sua internet assim o permitir, senão vai estar assistindo em qualidade menor.

Para as TVs 4K que tenham Youtube, pode também ser que elas não possam mostrar através do aplicativo do Youtube a resolução 4K, pois existem televisores 4K que não são compatívels com o Youtube 4K, então tem que pesquisar muito antes de comprar uma tv 4K.

Obrigado por sua pergunta e veja o vídeo que coloquei abaixo para entender melhor o assunto.