TV POR ASSINATURA VIA INTERNET – Por que as operadoras não oferecem

736

O GPS.Pezquiza.com recebeu via e-mail um questionamento do leitor Sthefam sobre tv por assinatura via internet, veja aí:

Olá Richard, sou um leitor do site, e tenho uma dúvida sobre quais são os motivos do porque as operadoras brasileiras não montam um pacote exclusivo de canais transmitidos pela internet, um exemplo seria a directv nos usa, pois pela lógica é mais barato do que via satélite ou não? Obrigado.

Eu fiz um vídeo para o canal GPSPezquizaOficial respondendo a esta dúvida e se você preferir pode assistir a ele no fim desta matéria, basta rolar esta página até mais abaixo.

Bem, para responder a esta dúvida eu listei três pontos muito importantes pelos quais as operadoras de tv por assinatura ainda não oferecem no Brasil pacotes de canais pagos para assistir via internet:

1) Os direitos de transmissão via internet dos canais pagos que fazem parte dos pacotes atuais das operadoras de tv por assinatura não são das operadoras de tv por assinatura, eles permanecem com as programadoras, que são aquelas empresas que representam diversas emissoras de um mesmo grupo produtor de conteúdo, como a Globosat, por exemplo.

Quando a operadora de tv por assinatura assina contrato com a Globosat, ela compra os direitos de transmissão através de satélite, cabo ou outra tecnologia usada pela operadora, que pode até mesmo ser uma rede de computador ponto a ponta via fibra entre a operadora e o receptor de tv do assinante, mas o direito de transmissão de canais via internet a emissora prefere não vender para poder oferecer ela mesma plataformas de conteúdo próprios via internet.

O que ocorre é que estas programadoras/emissoras que já tem seu conteúdo em plataformas próprias na internet acabam oferecendo acesso a estas plataformas para os assinantes de algumas operadoras de tv paga, mas isto não dá a operadora o direito de montar uma plataforma própria e colocar o conteúdo das emissoras dentro desta plataforma que pertence à operadora de tv paga.

Lembrando que operadoras que atuam via fibra não devem ser consideradas operadoras via internet, já que você não pode tirar o receptor que está ligando à conexão de rede via fibra da operadora e ligar este receptor na internet de outra operadora, pois não vai funcionar, isto por que o receptor depende de uma conexão de rede que é feita diretamente entre aquele receptor e o servidor de iptv da operadora que depende daquela conexão através daquela fibra.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

2) O ROI (retorno sobre o investimento) sobre a infraestrutura já implementada pela operadora para transmitir via cabo e satélite.

A operadora de tv por assinatura já investiu um valor muito alto para ofertar os pacotes de canais pagos para seus assinantes através do satélite ou do cabo, por exemplo, com locação de transponders nos satélites, receptores de tv via satélite ou cabo, infraestrutura de instalação de equipamentos, contratos para aquele tipo de transmissão e etc… Se ela migrar de uma hora para outra para outro tipo de meio de entrega de seus pacotes de canais aquele investimento que ela fez no satélite pode acabar sendo depreciado fortemente por este meio que com certeza irá concorrer com a infraestrutura que ela já tem implementada.

É diferente por exemplo de ela poder oferecer conexão via cabo e via satélite, pois ela pode controlar a região geográfica onde poderá oferecer uma ou outra tecnologia.

Já a internet ela seria obrigada a oferecer para todos os assinantes, já que a internet presente em quase todas as regiões geográficas, mas como estamos no Brasil, o motivo 3 joga um balde de água nesta onipresença da internet.

3) A qualidade e a confiabilidade da infraestrutura de internet no Brasil.

Como todos sabem, a internet no Brasil ainda é uma piada, há uma porcentagem ínfima onde ela realmente pode ser acessada na velocidade em que é contratada e sem constantes desconexões e perdas de velocidade. Para a maioria dos brasileiros a internet é um tormento, com velocidades entregas em velocidade muito menor que aquele em que ela foi contratada e sem nenhuma confiabilidade, a internet cai, a velocidade fica menor que a de uma internet discada, os roteadores se desconfiguram do nada além de diversas outras anomalias, o que impede que se assista iptv com a qualidade esperada pela consumidor.

Então não há nem como se comparar com a internet dos Estados Unidos, onde o normal é que as conexões entreguem a verdadeira velocidade que vendem aos seus assinantes.

Só reforçando que quando falamos de tv por assinatura via internet estamos falando de um pacote oferecido por uma tv por assinatura através de um receptor iptv que você possa conectar na operadora de internet que você bem desejar.

Obrigado por sua pergunta e continue conosco.