TELEFÔNICA/VIVO TRÁS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ATENDER ASSINANTES NO BRASIL ATRAVÉS DE APLICATIVO E TELEMARKETING

776

A Telefônica/Vivo lançou para seis países a sua robô “atendente de telemarketing virtual” Aura, que tanto poderá ser um alívio para os assinantes que já não suportam mais passar horas ao telefone sendo mal atendidos pelo telemarketing da operadora explicando e reexplicando o mesmo problema várias vezes sem conseguir ser atendido com o mínimo da razoabilidade necessária, quanto poderá se tornar mais uma forma de tormento em um futuro próximo onde estes rôbos devem substituir as pessoas no atendimento ao cliente e este assinante passará a ter respostas genéricas sobre os problemas que querem resolver sem nunca conseguir falar com uma pessoa de verdade.

A Telefônica/Vivo promete uma evolução no atendimento ao cliente em se tratando de operadora de telecomunicações, e os brasileiros foram escolhidos para testar a inteligência virtual da Aura, além dos assinantes da Alemanha, Espanha, Reino Unido, Argentina e Chile.

Aqui no Brasil, por enquanto, quem quiser conhecer a Aura precisará baixar o aplicativo Meu Vivo Mais em dispositivos com Android ou IOS.

A rôbo Aura “inteligente atendende de telemarketing virtual” da Vivo é capaz de entender comandos de voz dadas através do aplicativo Meu Vivo Mais, se o cliente fizer alguma questão lógica para a Aura ela fará um cruzamento de dados inseridos em banco de dados sobre este cliente para lhe dar/calcular uma resposta inteligente sobre o que foi questionado.

O objetivo da Aura é agilizar o atendimento e aumentar a satisfação do cliente.

Em um futuro próximo a inteligência artificial da Telefônica/Vivo vai tomar conta de todos os canais de atendimento da operadora no Brasil, que comemora o fato de ser a primeira operadora de telecomunicações no Brasil que vai digitalizar/robotizar o atendimento ao assinante no Brasil.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CANAL

A operadora também comemora o uso de Big Data para oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Big Data é toda a informação que a operadora tem armazenada sobre o seu cliente e estas informações podem ser usadas para oferecer um melhor atendimento ao cliente.

Entre outras coisas a Aura irá resolver os problemas cobranças indevidas dos assinantes da Vivo no Brasil.

Após saber da chegada da inteligência artificial Aura no atendimento ao assinante da Vivo no Brasil, e suas promessas de usar os dados armazenados sobre o cliente para prestar um melhor atendimento, fiquei me perguntando qual será mesmo a dificuldade que o teleatendimento humano na Vivo tem de usar estes mesmos dados para prestar este bom atendimento ao cliente.

Basta dar uma olhada nos dados do Reclame Aqui sobre a operadora Vivo que logo se entende como o assinante da operadora é mal atendido no Brasil.

A Vivo não faz nenhuma questão de responder ao cliente no Reclame Aqui e sabemos que quando o cliente registra sua reclamação no site é por que ele já procurou os meios oficiais da operadora pa ra resolver as suas questões e também não obteve resultado.

São mais de 88 mil reclamações contra a Telefônica abertas no Reclame Aqui das quais 27 mil são contra cobranças indevidas pela operadora e 17 mil contra mau atendimento.

Que os assinantes da Vivo no Brasil (eu entre eles) sejam realmente agraciados por uma verdadeira “inteligência” no atendimento ao cliente, mesmo que esta inteligência seja artificial pois a inteligência humana nós conseguimos constatar facilmente que está faltando.