Oi TV perdeu 100 mil assinantes

1034

A Anatel, como faz de tempos em tempos, publicou neste dia 02 de junho os nÁºmeros oficiais atualizados da tv por assinatura no Brasil, os nÁºmeros publicados pela Anatel trazem a situação do mercado da tv paga mês a mês desde dezembro de 2014 atÉ abril de 2015.

Os nÁºmeros da tv paga mostram que o mercado, que vinha com bastante otimismo no ano passado, deu uma bela pisada no freio neste ano de 2015 e falta muito pouco para engatar a marcha rÉ.

Só para você ter uma idÉia, em dezembro de 2014 o Brasil tinha 19.574.111 assinantes da tv paga, faltando muito pouco para chegar ao nÁºmero mágico de 20 milhões de assinantes, no entanto fechou abril de 2015 19.761.559, um crescimento tÁ­mido frente a toda expectativa do mercado de tv paga no final do Áºltimo ano.

Aliás, nos Áºltimos anos a tv por assinatura vinha dando passos muito largos no Brasil, para se ter uma idÉia em junho de 2013 o Brasil tinha 15,7 milhões de assinantes e a expectativa da ABTA, Associação Brasileira da TV por Assinatura, era de em um ano chegar a 20 milhões de assinantes.

Apesar dos bons resultados obtidos naquele perÁ­odo de um ano atÉ a Copa do Mundo, os tais 20 milhões de assinantes nunca foram alcançados e agora com o mercado em crise parece muito pouco províel que ele acontece neste ano, mesmo estando tão perto de se conseguir romper a barreira dos 20 milhões.

Eu já comentei na Áºltima semana que o mercado vem falando em cancelamentos de assinaturas por parte dos clientes e atÉ mesmo em expulsar os clientes devedores de sua carteira de assinantes. A Claro TV já diz ter feito isto com 400 mil assinantes.

Agora olhando as tabelas de assinantes mês a mês de cada operadora, divulgada pela Anatel, me deparo com a informação de que a Oi TV tinha em dezembro de 2014 1.303.024 assinantes e fechou o mês de abril de 2015 com 1.207.321, quase 100 mil assinantes a menos.

A tecnologia de tv via satÉlite teve um discreto crescimento no nÁºmero de assinantes neste mesmo perÁ­odo, tendo ganhado pouco menos de 30 mil assinantes.

Já a TV a cabo registrou um crescimento de quase 140 mil novos assinantes no mesmo perÁ­odo.

É, a tv por assinatura no Brasil está estatÁ­sticas um tanto malucas e bem diferentes daquelas mostradas nos Áºltimos cinco anos.

A Oi TV, que vem vivendo um momento de crise, ainda não se pronunciou sobre o assunto, aliás, não vi nenhum site do mercado de tv por assinatura comentar esta grande perda de assinantes pela Oi TV.

Olho nela na próxima publicação de dados da Anatel, você pode ver os dados sobre o qual comentei nesta matÉria acessando o seguinte link do site da Anatel: http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php?option=com_content&view=article&id=497