Qual o segredo da Netflix para que seus vídeos rodem tão bem em qualquer equipamento?

880

Um usuário do fórum TV Magazine levantou uma boa questão hoje quando perguntou qual é o segredo da Netflix para que os seus vídeos rodem tão liso em diversos equipamentos, como Smart TVs, smartphones, tablets, Smart BluRays, dongles e tantos outros compatíveis com a Netflix.

A questão é por que realmente a Netflix roda muito bem e dá pau em diversos outros serviços de video on demand como o Telecine Play, por exemplo, que dependendo da situação travam pra caramba.

Mas acredito que o próprio usuário do Netflix, espantado com o bom funcionamento do serviço em diversos aparelhos, rodando liso, não saiba que o motivo maior do seu espanto é por que a Netflix funciona muito bem independente da velocidade da internet banda larga, desde que ela seja maior que 1 Mbps, e aí que começa o segredo da Netflix para funcionar tão bem e dar uma excelente experiência de uso para os seus usuários.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

A Netflix é atualmente uma das maiores financiadoras de codecs de vídeo do mundo, o que são os codecs? São aplicativos que comprimem os vídeos em arquivos de tamanhos menores que os tamanhos originais sem que estes vídeos percam qualidade de imagem ou que percam o mínimo de qualidade de imagem.

A Netflix, por exemplo, é uma das financiadoras de um dos principais codecs para vídeos 4K a ser adotado como padrão no mundo, o HEVC.

Além disto, a Netflix comprime o seu conteúdo em diversos tamanhos de arquivo e qualidade de vídeo diferentes, para que o seu aplicativo automaticamente detecte a velocidade de conexão de internet do seu assinante e entregue para ele o arquivo que melhor se adapta com a combinação do aparelho em que o usuário está assistindo com a velocidade da internet deste usuário.

Todo este trabalho não é adotado pela maioria dos concorrentes nacionais do serviço, como o Telecine Play por exemplo e outros serviços on demand de diversas emissoras implementados no Brasil.

O único serviço comparável à tecnologia utilizada pela Netflix é o Youtube.