NETFLIX também É TV DIGITAL?

971

Recebi esta pergunta hoje que à primeira vista pode até parecer que é uma pergunta sem nexo algum, mas na realidade ela faz todo sentido:

Netflix também é TV Digital?

A resposta para esta questão é sim, a Netflix também é uma das formas atuais da tv digital, mesmo que estejamos acostumados a tratar como tv digital aquele tipo de transmissão que é feito por um meio de transmissão via ar ou via cabo em formato linear.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Apesar de a Netflix não ser um tipo de transmissão linear, em toda a questão tecnológica da transmissão da imagem para a casa do consumidor, o que ocorre, assim como nas emissoras de televisão atuais, é a digitalização da imagem.

Para quem não sabe digitalizar a imagem é transforma-la em um tipo de arquivo de computador – o computador entende tudo o que é tratado por ele como uma sequencia de números formada apenas pelos número (dígitos) 0 e 1. N realidade as imagens já são filmadas nos dias de hoje por câmeras que já as salvam como arquivos que podem ser tratados diretamente em computadores, ou seja, já são digitais na filmadora que as gravou e posteriormente são editadas em computadores para depois estarem prontas para ir para a casa do consumidor, seja via ar, cabo ou mesmo via internet.

A televisão tem passado por um processo de ser transmitida via internet mais e mais a cada ano, além de estar perdendo mais e mais a obrigatoriedade de ser linear – linear é quando só pode ser consumida no horário programado pela emissora.

Grandes emissoras tem oferecido seus programas em plataformas muito parecidas com a da Netflix, veja o exemplo do Globo Play e do R7 Play, que jhá o fazem.

Todas essas plataformas, além da Netflix, são bons exemplos do que hoje é a TV Digital.