É JUSTO NET TV E OUTRAS OPERADORAS DAREM DESCONTO PARA NOVOS ASSINANTES EM DETRIMENTO DOS ANTIGOS ASSINANTES?

2223

O leitor Hélio mandou o seguinte e-mail para o GPS.Pezquiza.com:

Sou assinante da net tenho só internet pago 114.00 reais por mês tenho três anos de fidelidade meu irmão assinou também agora a mais ou menos dois meses e paga por 30 mega 30.00 reais. Amigo vc acha justo o procedimento da empresa com os mais velhos assinantes? queria sua opinião sobre este assunto obrigado por tudo e deus abençoe vc

Obrigado por enviar este e-mail Helio.

Desde pequeno eu sempre ouço que os comerciantes em geral devem fazer o máximo para agradar as pessoas que já são os seus clientes antes de tentarem conquistar novos clientes pois são os clientes fidelizados aqueles que geram a riqueza para a empresa.

Já no caso das operadoras de telecomunicações no Brasil este tipo de regra não é nem levada em consideração e acredito que seja um dos motivos de estarem as empresas de telecomunicações sempre no topo do ranking das empresas mais reclamadas, além de uma série de outros problemas que elas insistem em não resolver, é claro.

Eu não acho justo oferecer um preço por plano mais barato para novos assinantes quando este preço mais barato não pode ser reivindicado pelos assinantes já fidelizados, ou antigos pois eu sempre imagino que se a operadora pode oferecer para outro cliente o mesmo plano que eu assino por valor menor do que o valor que eu pago então é por que ela continua de alguma maneira a lucrar recebendo aquele valor menor, levando a lógica mais adiante então eu também imagino que ela está lucrando o dobro com o valor que ela está me cobrando por este plano.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Não há problema nenhum em uma operadora querer lucrar ao vender um serviço ao seu consumidor, afinal é uma empresa e visa lucro, mas a lógica inversa também é verdadeira, eu sou cliente e quero pagar menos e não há nada de errado em eu querer pagar menos por um serviço que eu estou assinando e sei que uma outra pessoa está pagando a menos que eu para ter este mesmo serviço.

O incrível é que esta prática de cobrar menos para novos assinantes e cobrar muito para os assinantes antigos existe há tanto tempo que o que nos resta é entender que há poucos indignados como você e eu neste mercado. E olha só que interessante, não é só no preço que as operadoras costumam dar prioridade para os novos assinantes em detrimento dos assinantes antigos, esta inversão de prioridades também existe para as novos tecnologias e melhorias implementadas pelas operadoras.

Se ela começa a oferecer um equipamento de melhor qualidade e com melhores funções, serão sempre os novos assinantes quem terão a prioridade de receber o equipamentos e o serviço de maior qualidade, os assinantes antigos continuarão no mundo de menor tecnologia até que eles tomem uma posição para conseguir também a melhoria, o que em muitos casos só ocorre quando você cancela a assinatura e faz um novo plano como um novo assinante.

Mas espera aí, vamos um pouco mais longe com este problema, há muitos casos em que o assinante já fidelizado tem alguns benefícios que foram retirados dos assinantes já fidelizados, como por exemplo, uma conexão de internet de melhor qualidade, sem controle de tráfego, o não pagamento por visitas técnicas, etc.

Há sempre uma pegadinha neste mundo dos planos nas operadoras de telecomunicações, parece que sempre estão bolando algum novo plano para piorar para o lado do cliente com alguma coisa disfarçada de melhor benefício, prática da qual nos consumidores não temos como nos proteger pois a realidade é que a concorrência é praticamente inexistente no Brasil, é meia dúzia de gatos pingados e que não atendem a todos os serviços que o consumidor necessita.

O justo é que todos possam pagar preços semelhantes quando contratam um serviço similar pois um supermercado, por exemplo, não tem um mesmo produto com preço maior para os seus clientes antigos e com preço menor para novos clientes.

No mínimo as operadoras deveriam esclarecer aos seus clientes o motivo de se utilizarem desta prática há tantos anos, estariam os clientes antigos subsidiando os planos dos novos clientes?

O meu conselho é que você ligue muito para a operadora até conseguir um atendente que consiga baixar o valor que você paga no seu plano, e reclame também para os órgãos de defesa do consumidor pois este tipo de prática tem que acabar ou ser muito bem esclarecido ao consumidor.