COMO AS OPERADORAS PAGAM PELOS CANAIS da tv por assinatura

336

O GPS.Pezquiza.com recebeu da leitora Jeovana uma série de perguntas sobre o modo de trabalho das operadoras de tv por assinatura, estas perguntas serão respondidas aos poucos para não gerar uma matéria muito grande e difícil de ser lida, então hoje vou começar respondendo a questão segundo a pergunta abaixo enviada pela Jeovana:

Bom dia Richard!

Eu fiz algumas perguntas em um vídeo seu no youtube e não tive resposta ainda.

Por esse motivo resolvi mandar um e-mail, quem sabe vc possa tirar minhas dúvidas.

Gostaria de saber como essas empresas de tv por assinatura pagam pelo uso do sinal da empresas que geram esse tipo de sinal (produtoras) HBO, Warner , Mega pix etc… E um valor fechado independente de quantas pessoas ela vai revender o sinal? Ou seria por amostragem? Ou seria um valor calculado pelo número real de assinantes? Como funciona isso?

Sobre este assunto eu também gravei um vídeo para o canal GPSPezquizaOficial e este vídeo está mais abaixo aqui nesta página, você pode assistir a este vídeo se não quiser ler toda a resposta que está escrita abaixo.

Os canais da tv por assinatura são representados por empresas que representam os interesses desses canais em determinados grupos de canais que geralmente são produzidos por um mesmo conglomerado de produtoras de conteúdo.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Por exemplo, a Globosat que representa todos os canais do Grupo Globo.

As operadoras de tv por assinatura negociam diretamente com este representante e então negocia um valor por canal de acordo com o pacote final que será vendido a diferentes perfis de assinantes, como todos sabem é possível assinar na tv por assinatura diferentes pacotes de canais onde podem haver mais ou menos canais, de acordo com o valor que será pago pelo assinante.

Definido estes valores de acordo com cada pacote/canais que cada perfil de assinante irá assistir, a obrigação da operadora é pagar para as emissoras o valor pela quantidade real de assinantes que contratou a emissora em seu pacote de canais.

Ou seja, a operadora tem que declarar para cada empresa que representa um grupo de emissoras o número exato de assinantes que contratou o sinal de cada uma de suas emissoras e pagar o valor acordado para cada uma destas emissoras.

Um fato interessante que ocorreu no ano passado e até foi comentado aqui no GPS.Pezquiza.com, foi que houve uma reunião das empresas do mercado de tv por assinatura em um país da América Latina, reunião esta para discutir sobre a pirataria da tv por assinatura nesta região, e um dos representantes de emissoras presentes reclamou que há operadoras na América Latina que mentem sobre o total de assinantes que tem, declarando um total menor que a realidade, isto para pagar menos às emissoras do que deveriam realmente pagar.

Não foi dito em que país e nem quais operadoras fazem tal coisa, no entanto, o que foi dito é que esta prática também é uma forma de piratear os canais da tv por assinatura.

É interessante notar que no valor que o assinante paga para a operadora um dos fatores que está na composição do preço é justamente o preço individual de cada canal do pacote contratado, além de altos impostos, o custo de operação da operadora de tv onde está embutido, por exemplo, o valor da criptografia, e também o lucro da operadora.