Trocamos o HDD por SSD no Mac Mini do GPS.Pezquiza.com… Confere o resultado

2000

Recentemente comentei em uma matéria publicada aqui no GPS.Pezquiza.com que iria fazer um upgrade no Mac Mini que uso para atualizar o GPS.Pezquiza.com e fazer vídeos para o nosso canal GPSPezquizaOficial no Youtube.

O nosso Mac Mini é um modelo Late 2012 com processador Core i5 de 2,5 GHz, 4 GB de memória RAM DDR3 1600 MHz, placa de vídeo Intel Graphics 4000 e tinha um HDD de 500 GB com velocidade de 5400 rotações por minuto.

Um SSD é um drive de armazenamento de estado sólido, ou seja, não tem discos nem motor e nem partes móveis como o HDD.

A grosso modo podemos dizer que um SSD é como um pendrive gigante produzido com peças de melhor qualidade e maior velocidade de leitura e gravação de dados.

Para fazer o upgrade do HDD por um SSD optei por um modelo da fabricante OCZ, o OCZ Vertex 460 com capacidade de 240 GB de armazenamento de dados.

Optei pelo Vertex 460 depois de pesquisar os modelos disponíveis no mercado e verificar nos sites de review e benchmark que este era um dos melhores modelos disponíveis aqui no Brasil, com excelente durabilidade, confiabilidade e velocidade tanto de gravação de dados quanto de leitura de dados.

Nos nosso planos de upgrade também estava acrescentar memória RAM no Mac Mini, que só tem 4GB de RAM neste momento.

Por que optamos pela troca do SSD primeiro e não por acrescentar mais memória RAM no Mac Mini?

Depois de pesquisar bastante e procurar opinião de pessoas que dão assistência em computadores da Apple, e analisando o uso que eu faço do computador, que requer constante gravação e leitura de dados no Mac Mini, descobri que a melhor opção, aquela opção a qual eu perceberia com mais impacto o resultado da troca de peça, seria na mudança do HDD pelo SSD.

Antes de fazer esta opção também fui aconselhado a instalar o programa Memory Clean no Mac Mini para fazer um teste se haveria alguma melhora no uso do computador, sem ele parar tanto para processar dados e realmente a lentidão por conta dos constantes processamentos melhorou um pouco.

Os tais processamentos, ou a famosa bolinha do Mac que aparece e fica rodando durante intermináveis segundos até liberar novamente o computador para uso eram causadas pela troca de dados entre o HDD e a memória RAM, era aí que estava o gargalo do meu Mac Mini e não no apenas na quantidade de memória RAM.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

O SSD OCZ Vertex 460 chegou neste final de semana, fiz a troca do HDD por este SSD eu mesmo, na foto desta matéria você vê o meu Mac Mini todo desmontado, acabou sobrando um parafuso ao remontar o computador, rs rs rs, mas eu não quis ficar forçando muito para colocar ele de volta no lugar.

De qualquer maneira a diferença de performance do que estava antes com o HDD para o que está agora com o SSD é gritante.

Aproveitei a troca para atualizar o sistema para o Mac OS X Yosemite, ainda estou me acostumando com ele, e agora o tempo de boot do computador é de 10 segundos, a abertura de programas, mesmo os mais pesados como o iMovie não leva mais que dois segundos, e também a abertura de arquivos nestes programas, mesmo arquivos grandes, leva uma média de três segundos.

É impressionante.

Durante a edição os vídeos acabou os travamentos de processamento, está muito mais rápido trabalhar no iMovie, uma das coisas que estava me causando mais problemas enquanto o Mac Mini estava com o HDD.

Dizem os fabricantes e alguns benchmarks na internet que a diferença entre o HDD e SSD pode chegar a 10 vezes de velocidade de gravação e leitura de dados.

Eu acho que por esta diferença até a memória de troca, ou swap, que é uma simulação de memória RAM que o computador faz no disco de armazenamento para suprir a falta de memória RAM para alguns trabalhos do computador, melhorou consideravelmente de velocidade.

Estou satisfeito, por enquanto, com esta troca do HDD do Mac Mini pelo SSD OCZ Vertex 460.

Acrescentar memória RAM no Mac Mini será o próximo upgrade qua faremos, mas isto deve ficar para alguns meses para frente, já que a memória RAM para Mac custa bem caro e com o dólar em alta ela subiu bastante.

Na compra do SSD eu gastei R$ 500,00 entre o produto e o frete.

Para o antigo HDD do Mac Mini eu comprei um case para HDD externo com USB 3.0, que é bastante rápido também e como eu não formatei o HDD até consigo dar o boot do sistema operacional anterior através deste HDD anterior do Mac Mini.

Espero que este upgrade melhoro o trabalho para o GPS.Pezquiza.com já que devo ganhar tempo e produtividade com o computador estando muito mais rápido.


trocar-hdd-por-ssd-mac-mini