TELEVISOR COM RECEPTOR DE SATÉLITE EMBUTIDO – Pode Importar ou Não?

3618

O leitor Antônio Carlos me enviou um questionamento através da nossa página no facebook sobre se haveria ou não alguma restrição que o proíba de importar um televisor que já tenha embutido um receptor de tv via satélite.

Neste caso específico ele estava me questionando sobre alguns televisores que estão à venda na loja europeia SAT25, inclusive com a página de vendas mostrando o preço em reais.

Antes de mais nada quero deixar bem claro que esta matéria aqui não é uma recomendação de compra destes aparelhos e o intuito é responder ao questionamento do leitor sobre alguma possível barreira aduaneira para a entrada destes televisores no Brasil.

Muito bem, estão lá na página da loja europeia Sat25 diversos televisores da marca Strong que estão equipados com sintonizadores de tv via satélite, cabo e tv digital terrestre, sendo neste último caso o padrão T e T2 que é o padrão de tv digital terrestre utilizado na Europa.

A preços dos televisores varia entre R$ 547 para o televisor de 24 polegadas e R$ 1.139 para o de 49 polegadas.

Apesar de não serem televisores do tipo Smart TV, eles contém media player via USB. Não é citada a função PVR na página de venda dos aparelhos.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Apesar de para nós brasileiros ser uma coisa estranha a venda de televisores com sintonizador de tv via satélite embutido, já que nosso país conta com uma boa cobertura de sinal de tv terrestre e pouca propaganda sobre a tv via satélite aberta, a realidade na Europa é diferente e captação de tv via cabo e satélite é bem mais popular que aqui no Brasil.

É de se entender, portanto, que haja disponibilidade e oferta no mercado europeu deste tipo de aparelho.

Outro ponto bastante importante para os brasileiros que queiram importar um aparelho destes é que o que se conseguirá captar com os sintonizadores dele aqui no Brasil serão os canais da tv via satélite que estejam originalmente transmitidos com o sinal aberto no satélite (FTA). Para a captação da tv digital terrestre será necessário utilizar um receptor de tv digital terrestre padrão brasileiro ISDB-T, externo.

Eu também busquei informações sobre o impedimento de importar estes televisores com sintonizador de tv via satélite embutido e não encontrei nenhuma regra que impeça a importação pois na realidade os aparelhos se tratam de televisores e não de receptores de satélite.

Apesar disto, como todo aparelho muito grande e frágil ao qual se importa e nas atuais condições de transporte a que estamos submetidos aqui no Brasil, há o risco de se receber o aparelho com avaria e tantos outros inerentes a importação deste tipo de aparelho. Quanto maior a tela, maior o risco.

Outro fato é que com certeza o aparelho será taxado, o que significa um valor entre 60% e 80% do valor pago somados o valor do aparelho e o valor do frete, o que só aí já compromete e muito o custo benefício do aparelho.

Vale lembrar que eu já fiz matéria aqui no GPS.Pezquiza.com falando sobre televisores com receptor de tv via satélite embutido à venda no Paraguai.

Antes de comprar qualquer tipo de aparelho importado é sempre bom entrar em contato com a loja e sanar todas as suas dúvidas.