Compras no Paraguai: Produtos isentos de cota

3909

Você sabia que pode trazer alguns produtos do Paraguai que estarão isentos da cota de importação? Ficou interessado?

Todos os dias milhares de pessoas atravessam a Ponta de Amizade ou chegam ao Paraguai por via aÉrea, vindas do Brasil, com a intenção de fazerem as suas compras e economizaram uma boa grana em relação ao valor que pagariam no Brasil pelo mesmo produto.

O grande empecilho para que a felicidade seja completa É que para trazer os produtos para o Brasil É necessário pagar os impostos e não É possÁ­vel trazer legalmente várias unidades de um mesmo produto pois isto configura compra para comercialização, o que É proibido para o cidadão comum.

A cota para quem vai para o Paraguai por transporte terrestre É de US$ 300,00 enquanto quem entra e sai de avião tem uma cota de US$ 500,00. Acima disso tem que pagar um imposto de 50% sobre o valor que exceder a cota, sempre tendo que passar na Aduana para legalizar os seus produtos.

No entanto há uma situação especial em que É possÁ­vel trazer alguns produtos com isenção da cota de importação, ou seja, você poderá trazer estes produtos como produtos de uso pessoal e não vai precisar se preocupar com o valor deles para contar na cota.

Esta situação É quando a pessoa que vai ao Paraguai e depois retorna para o Brasil com produtos prova para a Receita Federal que estava no paÁ­s vizinho a passeio e passou diversos dias por lá fazendo turismo, sendo que os produtos que comprou foram para o seu uso pessoal e necessário durante o turismo.

Entendeu? Você resolveu passar umas fÉrias no Paraguai e comprou estes produtos para uso pessoal pois eram indispensíeis nas suas fÉrias por lá.

E quais produtos são estes?

Roupas, máquina fotográfica, relógio e celular, desde que em quantidade condizente com a quantidade de dias que você ficou no Paraguai como turista.

Ou seja, as roupas podem ser algumas peças, desde que não sejam repetidas e que não sejam muito alÉm do que você usaria durante o tempo em que permaneceu no Paraguai.

Já a máquina fotográfica, o relógio e o celular tem que ser um só.

Nenhum destes produtos pode estar na embalagem original, ou seja, você tem que abandonar a embalagem no Paraguai senão vai configurar que você está levando os produtos para vender no Brasil.

Outra dica É que você tambÉm pode levar produtos seus do Brasil para o Paraguai, como um celular por exemplo, no entanto, você tem que levar a nota fiscal de compra do produto aqui no Brasil para provar que o produto É seu e você já tinha este produto ao entrar no Paraguai, senão ele pode entrar na cota como um produto que você está trazendo do Paraguai.

Então você já sabe, se você for tirar umas pequenas fÉrias no Paraguai, três dias ou mais, vai poder trazer os produtos que citamos sem contar na cota dos produtos que serão taxados.

Compras no Paraguai produtos isentos de cota de importação


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here