Como Fazer um Menu Personalizado Para o Seu GPS Sem Colocar o Aparelho em Risco

1059
Escrevi este tutorial de como fazer um menu personalizado para o seu GPS como uma alternativa ao MioPocket, por ele ser potencialmente perigoso de se instalar na maioria dos aparelhos GPS existentes no mercado.

O MioPocket modifica o aparelho e muitas vezes o torna inoperante.

O menu que venho propor para vocês através deste tutorial se instala e desinstala da mesma maneira que se coloca um novo software de navegação em seu aparelho, simplesmente com copiar e colar uma pasta na SD Card, e configurar a inicialização do aparelho para que inicie o programa de menu, sem necessidades de modificações no NAND Flash ou outras radicais feitas pelo MioPocket.

Outra vantagem é a capacidade de personalização que este menu tem, o próprio usuário pode modificar a imagem de fundo, modificar os ícones e o caminho para os programas que ele inicializa.

Pode também instalar novos programas com grande facilidade, sendo que o usuário poderá pesquisar programas na internet e testar para verificar a compatibilidade do programa com o Windows CE.
Vamos ao menu:

Se você deseja configurar seu próprio menu, baixe este arquivo:

Arquvio para Menu Gps.Pezquiza.com

A senha para abrir este arquivo é pezquizapontocom

Se você deseja uma solução já pronta, leia este artigo: http://gps.pezquiza.com/desbloquear/tenha-um-menu-personalizado-para-seu-gps-em-5-minutos/

Utilizar esse menu é fácil, baixe o arquivo e descompacte ele para dentro da storage card do aparelho, ele irá criar uma pasta chamada GPS MENU. Pronto, ele já está instalado.

Para entender como iniciar o menu, veja o artigo seguinte, onde explico como desbloquear o Windows CE, a lógica é a mesma:
http://gps.pezquiza.com/desbloqueio-gps/como-acessar-o-windows-ce-no-gps-bak-4306/

Ao invés de iniciar o Startwin.exe você deve colocar o aparelho para iniciar o arquivo menu.exe, que ficará dentro da pasta GPS MENU.

Se o seu GPS tem um arquivo de configuração chamado Shell.ini, ou outro arquivo, edite a linha em que existe a indicação do executável do arquivo para que ele abra o programa menu.exe, que está dentro da pasta GPS MENU, veja o exemplo:

O conteúdo deste arquivo é parecido com isto:

COUNT=1
[PATH]
1=igo1 / igo.exe,

Para que o menu funcione você pode modificar para este conteúdo para isto:

COUNT=1
[PATH]
1=gps menu / menu.exe,

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

ou para isto:

COUNT=2
[PATH]
1=igo1 / igo.exe,
2=gps menu / menu.exe,

A partir daí seu menu estará funcionando.

Para aparelhos de 3,5″ veja o seguinte artigo: http://gps.pezquiza.com/desbloquear/menu-personalizado-para-telas-de-35-polegadas/

Entenda como funciona o Menu:

Na pasta GPS Menu você vai encontrar outras pastas:

– Config: nesta pasta estão os arquivos de configuração de cada página do menu, por padrão a primeira página que se abre é a GPS, configurada pelo arquivo gps.ini desta pasta. A pasta também contém games.ini e tools.ini e você pode incluir outras páginas se quiser, claro, incluindo-as nas configurações de cada arquivo para que ela possa ser acessada.

– Backgrounds, nesta pasta fica a imagem ou as imagens que servirão de fundo para o seu menu, para que a imagem fique em tela cheia no bak ela deve ser do tamanho de 480X272 pixes.

– Icons – nesta pasta ficam os ícones do menu, eu utilizo ícones contendo entre 32 e 90 pixes, que atende todos os tamanhos de ícones necessários ao menu.

– Scripts – com esta pasta você não necessita preocupar, ela tem os scripts para mostrar o nível da bateria e a data e hora do sistema na tela do menu.

– Sreen – ela contém alguns programas que estão no menu, desligar, reiniciar, volume e settings.

– Games – contém alguns jogos para a página jogos do menu.

– Programs – é uma pasta para você colocar os programas que quer utilizar.

– Igo – é a pasta para você colocar o Igo.

Você também pode criar outras pastas conforme sua necessidade, poderá criar pastas para, por exemplo, colocar outros programas.

Para entender como configurar os arquivos .ini acesse o seguinte artigo: http://gps.pezquiza.com/desbloquear/como-editar-os-arquivos-de-configuracao-do-menu-personalizavel-para-gps/