PLACAS DE PUBLICIDADE DO JOGO BRASILxALEMANHA COM MARCAS BRASILEIRAS EM BERLIM [PEDIDO DO LEITOR]

1860

O leitor Guto enviou um questionamento sobre as placas de publicidade ao lado do campo no jogo Brasil e Alemanha que ocorreu nesta semana em Berlin:

Ola Richard

A algum tempo isso ja me chama a atenção e terça feira novamente foi realçante pra mim essa curiosidade.

Nos jogos da Seleção Brasileira seja no Brasil ou fora, as placas publicitárias que fica próximo ao gramado são todas em língua portuguesa (sempre que transmite uma informação que nao seja a marca da empresa ) e de empresas com comercialização no Brasil e olha que nesse jogo (Alemanha x Brasil) foi em Berlim, teoricamente o Brasil não foi o mandante do jogo.

Será que a CBF comprou todo esse espaço e vendeu pra empresas nacionais, ou estao captando as transmissões televisas nas duas pontas do estádio e dividindo as publicidades entre os dois Países?

Este assunto é realmente bem interessante. As placas de publicidade ao lado do campo já geraram muita confusão entre as federações de futebol e as emissoras que transmitem as partidas de futebol, principalmente no Brasil, há o caso histórico da Rede Globo ter usado computação gráfica no início de um campeonato brasileiro para modificar as placas de publicidade nas partidas de futebol (quem tem uma certa idade vai se lembrar desta história) até que as federações de futebol se levantaram contra a prática e ela teve que parar com e aceitar, naquele momento, fazer publicidade de graça para as empresas que estavam anunciando naquelas placas.

Hoje parece haver um consenso em todo o mundo que o direito de expor publicidade nessas placas pertence ao clube mandante do jogo, direito este que pode ser negociado pelo clube e que é resguardado junto à respectiva federação à qual o clube está vinculado.

A Globo resolveu seu problema com as tais placas de publicidade nos últimos anos fazendo um acordo com os clubes que tinham direito sobre elas e comprando o direito de exibir publicidade nestas placas, no entanto, o acordo termina no final deste ano e não foi renovado, os clubes brasileiros passarão a vender publicidade nestas placas por conta própria novamente, tendo estes clubes fechado um acordo com a CBF para que estas passem a vender o espaço nestas placas e ganhe uma comissão de 10% sobre esta publicidade.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

O desenrolar de toda esta história de publicidade no mundo do futebol nos últimos anos é uma longa história, os clubes estão tendo muita dificuldade de conseguir patrocínio master para suas camisas já que as empresas não estão vendo retorno para o investimento milionário neste tipo de patrocínio, aos poucos elas foram migrando para as placas ao lado do campo, tanto por ser mais barato quanto para não precisarem unir a imagem da empresa com a imagem de apenas um clube e assim correrem o risco de polarizar a sua clientela.

É um assunto bem complicado em se tratando de uma selação de futebol como a brasileira, por exemplo, que é mandante de suas partidas em muitos estádios internacionais. Não foi o caso desta partida em Berlin, já que neste amistoso o jogo na realidade era Alemanha e Brasil, sendo a Alemanha a mandante do jogo.

E o Guto detectou muito bem o que ocorreu neste jogo, a partida foi transmitida por câmeras que estão colocadas em lados opostos do campo, de um lado ficavam as câmeras de transmissão para a tv brasileira e do outro lado ficavam as câmeras de transmissão para a tv alemã. É uma estratégia de transmissão muito inteligente pois assim podem ser colocadas placas de publicidade em volta de todo o campo faturando em dobro com este tipo de publicidade. Você pode ver isto claramente nos vídeos do momento do gol do Brasil que coloco mais abaixo, com placas de publicidade para o Brasil de um lado e para a Alemanha do outro lado e com o mesmo lance sendo mostrado de lados opostos do campo e narrados conforme seu país de destino.

Mais uma coisa que mostra esta transmissão em lados opostos do campo são aqueles tapetes de publicidade que ficam ao lado do gol e dão um efeito 3D de acordo com o angulo da câmera que os capta, repare que há tapetes nos dois lados dos gols colocados para angulos diferentes.

Eu só não tenho como lhe dizer quem foi que lucrou com a publicidade para o publico brasileiro, se havia algum acordo entre as federações ou se somente a federação alemã é quem teve direito sobre estas placas de publicidade.

Obrigado por enviar a sua pergunta e continue conosco.


Amistoso Brasil e Alemanha – Gol mostrado pela emissora brasileira

Amistoso Brasil e Alemanha – Gol mostrado pela emissora alemã