GLOBOPLAY INVADE PRIVACIDADE DOS SEUS USUÁRIOS PARA BENEFICIAR EMISSORA

1344

Com palavreado técnico um tanto rebuscado e procurando dar um ar moderno às atualizações feitas na plataforma Globoplay, o diretor de tecnologia da TV Globo, Raymundo Barros, declarou à reportagem do site Teletime que as novas tecnologias integradas ao aplicativo Globoplay invadem a privacidade de seus usuários continuamente para beneficiar os negócios da emissora.

A reportagem, com o título de Globoplay terá experiência integrada com a TV aberta (e com aparelhos de TV), visa mostrar que a Globo aprendeu muito com a experiência acumulada no desenvolvimento de sua plataforma para conteúdo via streaming e que, a partir desta experiência, ela já traçou um valoroso plano de ação para se diferenciar de outras plataformas como a Netflix.

O que irá diferenciar o Globoplay (e em um futuro próximo o GlobosatPlay) será uma integração que o aplicativo para Smart TVs fará entre o tuner de tv terrestre e o conteúdo logado da emissora através do GloboPlay. Barros afirma que será possível, nas Smart TVs com Globoplay, que a tecnologia desenvolvida pela emissora alterne, de forma automática, entre a programação envida via TV Digital Terrestre e aquela disponível através do GloboPlay, sem a interferência do usuário, de maneira a mesclar as duas programações de acordo com um perfil que o aplicativo traçar do espectador da emissora.

O diretor ainda enaltece que isso dará ao GloboPlay a capacidade de tornar os milhões de uns que assistem à Globo em realmente uns, uma alusão ao fato de poder oferecer uma experiência personalizada de acordo com o gosto do espectador pelo conteúdo ofertado pela Globo.

No entanto o que a experiência deverá ofertar na realidade para o espectador será a veiculação de conteúdo que esteja de acordo com o perfil de consumo do espectador. Ele diz que o GloboPlay permitirá (permitiu e ainda permite) que se trace um perfil de consumo de conteúdo de cada usuário do GloboPlay e a partir deste perfil, e com a disponibilização do conteúdo local (da afiliada de sua região) também será possível disponibilizar publicidade personalizada através do GloboPlay.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Sem maiores explicações sobre a publicidade personalizada no GloboPlay, o que leva a nós, criadores de conteúdo que temos experiência com publicidade personalizada, entendermos que o GloboPlay vai ser capaz de mostrar publicidade diferente para os espectadores da Globo que estejam vendo uma mesma programação ao mesmo tempo, fruto deste colhimento de dados feito pelo GloboPlay (a emissora informou explicitamente isto para você que é usuário da plataforma?).

Quanto à mudança automática entre sintonizador terrestre e conteúdo online, Barros dá um “bom exemplo”: programas em qualidade 4K disponíveis via internet e não disponíveis vai tv digital terrestre deverão fazer a escolha pelo GloboPlay ao detectar que o espectador está sintonizado na tv digital terrestre e vai assistir àquele determinado programa.

A Globo fechou parceria com as principais fabricantes de televisão para que as Smart TVs disponíveis no Brasil já tragam o GloboPlay instalado, sendo que com a marca TCK ela tem um acordo de framework, ou seja, que permite ao GloboPlay agir na Smart TV ao nível do sistema operacional, o que permite que o aplicativo tome controle da tv do usuário enquanto este estiver assistindo à programação digital terrestre da Globo (e quem sabe até de outras emissora).

Levando em consideração o que pretendia o Ginga (aquele aplicativo de interação do governo federal para a tv digital terrestre que na prática não pegou), será que a Globo pretende mostrar balões de propaganda por cima da programação da tv digital terrestre? Certamente já há uma estratégia para isto travestida de informações relevantes e uma alternância com propaganda de acordo com o gosto de consumidor, analisado automaticamente pelo aplicativo GloboPlay que estará colhendo dados sobre o conteúdo consumido pelo usuário da Smar TV.

Novos tempos da tv? Futuro ou invasão de privacidade?

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial