Twitter da Globo tem maioria de seguidores fake: 5 milhões de falsos seguidores

149

Hi rapaz, e mais essa agora? Um prato cheio para quem é anti Globo, um site de auditagem de perfis na rede social Twitter está deixando a Rede Globo constrangida por conta do perfil oficial da emissora no Twitter.

É que segundo o sistema de auditagem do site, o TwitterAudit, o perfil da Rede Globo, que conta com mais de 9 milhões de seguidores, tem apenas 38% destes seguidores verdadeiros, ou seja, mais de 5 milhões dos seguidores da Rede Globo no Twitter seriam fakes, ou falsos, como você preferir.

O Twitter Audit não é um site associado ao Twitter e usa o seguinte método para avaliar quais são os perfis verdadeiros ou falsos no Twitter, segundo o próprio site:

Cada auditoria leva uma amostra aleatória de 5.000 seguidores no Twitter para um usuário e calcula uma pontuação para cada seguidor. Esta pontuação é baseada no número de tweets, data do último tweet, e proporção de seguidores para os amigos. Nós usamos essas pontuações para determinar se um determinado usuário é verdadeiro ou falso. Claro, este método de pontuação não é perfeito, mas é uma boa maneira de saber se alguém com muitos seguidores é provável que tenha aumentado a sua contagem de seguidores por meio inorgânicos, fraudulentas ou desonestos.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Pode parecer pouco avaliar 5 mil usuários em um universo de 9 milhões de usuários para o perfil da Globo, mas o total de usuários é bem maior proporcionalmente que alguns outros sistemas que usam metodologia parecida, como as intenções de votos nas eleições, por exemplo.

Muitos perfis falsos, ou avaliados como falsos, não são de responsabilidade total do perfil que está sendo seguido por eles, no entanto, quando a quantidade de perfis falsos extrapola tanto quanto no caso do perfil da Rede Globo, começa a surgir a dúvida se a detentora do perfil comprou ou não seguidores para inflar o total de seguidores do seu perfil no Twitter.

Há diversos sites e sistemas que vendem seguidores falsos para perfis do Twitter e diversas corporações famosas e celebridades usam este subterfúgio para parecer que tem muito mais seguidores que o real no Twitter.

Teria a Globo comprado seguidores falsos para o perfil dela no Twitter?

Você pode ver a avaliação dos seguidores do Twitter da Rede Globo no seguinte link https://www.twitteraudit.com/redeglobo