Por que os Hoverboards estão explodindo como mostrou o Fantástico?

1175

O Fantástico deste domingo mostrou o caso de um Hoverboard, aquela prançha com duas rodas paralelas que parecem desafiar a gravidade e sobre as quais tanto crianças como adultos estão deslizando por aí, a nova moda mundial, que explodiu pouco depois de ser largado dentro de casa por um garotinho desesperado.

O Hoverboard explodiu e não adiantou jogar água sobre ele, as características deste equipamento onde se propaga o incêndio e a explosão neste equipamento potencializam a reação em contato com a água.

Acontece que infelizmente este não é um caso isolado e já está se tornando comum nas redes sociais ver alguém que publica uma foto ou vídeo de seu Hoverboard que explodiu.

Os hoverboards, pranchas autonomas, estão proibidas de serem embarcadas em aviões nos Estados Unidos, seja em aviões em voos comerciais ou em voos de carga.

A Consumer Product Safety Commission dos EUA, um órgão responsável pela segurança dos produtos que são comercializados em solo americano, está rastreando e estudando os motivos pelos quais os hoverboards estão pegando fogo em diversas situações diferentes.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

52 casos já foram mapeados pela Comissão e ainda não há alguma coisa que una todos estes incêndios e explosões.

Alguns aparelhos pegam fogo ao serem carregados, alguns aparelhos enquanto os usuários estão andando sobre eles e nos casos mais preocupantes, alguns aparelhos pegam fogo espontaneamente quando estão em repouso, ou seja, podem pegar fogo do nada a qualquer momento e é por isto que não podem mais ser transportados dentre de um avião.

Não há relatos de que esses acidentes tenham provocado alguma lesão grave em um usuário de hoverboard, no entanto, já foi estimado em 2 milhões de dólares os danos materiais causados pelas explosões de hoverboards.

A maior dificuldade para se encontrar o motivo dos incêndios espontâneos dos hoverboards está no fato de que a maioria deles não tem um fabricante declarado como responsável pelo produto, o que leva à maioria destes produtos ser, na verdade, uma apanhado de peças feitas por fábricas diferentes na China e montados sem que se tenha certeza de que seguem mesmo um único projeto que os garanta como um produto confiável.

Junte-se a isto a adoção de baterias de lition ion de baixa qualidade que podem até não ser o principal motivo da explosão dos aparelhos, mas que podem potencializar as chances de explosão após o incêndio ser iniciado no aparelho.

Diversos países no mundo tem relatado os incêndios e explosões de hoverboards e por enquanto a melhor solução até que o caso todo se resolva e se tenha uma nova leva de hoverboards realmente confiáveis é não comprar e nem incentivar que seus filhos ou outras pessoas próximas a você utilizem as prançhas autonomas.

Como dissemos aqui na matéria, até o simples fato de se ter um hoverboard em casa já é preocupante já que eles podem ser o motivo de um incêndio que pode vir a queimar a sua casa toda.


hoverboard-pegando-fogo-fantastico