Por que a TV aberta está transmitindo jogos regionais e não os grandes clássicos de SP e RJ

92

Na última terça feira eu recebi esta pergunta de um conterrâneo meu que estava revoltado com o fato de qua a afiliada da Globo aqui no estado de Goiás, e também a afiliada da Bandeirantes, estavam transmitindo um jogo entre dois times do interior do estado que não tem grande expressão nem aqui em Goiás, ao invés de transmitir um dos grandes clássicos do campeonato paulista que iriam acontecer na quarta-feira.

A pergunta era: Por que a TV aberta está transmitindo jogos regionais e não os grandes clássicos de SP e RJ?

Acredito que esta situação também está acontecendo na maioria das afiliadas da Globo e Bandeirantes.

O motivo é o seguinte:

– Os jogos de futebol estão perdendo audiência na televisão ano a ano, mesmo jogos clássicos de grandes clubes brasileiros não tem dado mais um retorno em audiência para a Globo, que é quem comanda quais os jogos podem ou não ser veiculados na televisão, inclusive quais jogos podem ser transmitidos pela Bandeirantes, já que é a Globo quem cede os direitos de transmissão dos principais campeonatos para a Bandeirantes.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

– Somente os jogos do Corinthians e do Flamengo tem trazido um retorno financeiro razoável para a Globo.

– As cotas de anúncio dos jogos dos grandes clubes brasileiros estão perdendo valor, ou seja, tem que ser vendidas por muito menos dinheiro pois não trazem mais tanto retorno aos anunciantes.

– O retorno financeiro com a publicidade regional, ou seja, aquela que só é veiculado dentro da afiliada Globo de cada região diferente do país, é maior para a Globo do que o retorno financeiro com a publicidade nacional.

– Desta maneira a Globo determina que as afiliadas dos locais onde há campeonato regional de futebol transmitam estas jogos regionais para os espectadores de sua região, com a desculpa de que é um incentivo ao futebol regional.

– Na realidade com isto a Globo mata dois coelhos com uma pancada só: arrecada um pouco mais com a publicidade regional em cada afiliada e obriga os torcedores fanáticos de grandes times do eixo Rio-São Paulo a assinarem os canais fechados PFC, que pertencem à Globo.

A Globo ainda pretende ir mais longe se de alguma forma não voltar à lucrar tanto com o futebol na tv aberta quanto lucrava antes, a idéia é não transmitir mais os jogos na TV aberta e o torcedor que quiser assistir que assine um pacote premium do PFC.


jogo-regionais-tv-aberta