O MISTÉRIO DO RECEPTOR que CODIFICA CANAIS quando PEGA a GLOBO

11381

Nos ultimos dias tenho trocado algumas mensagens com um leitor do GPS.Pezquiza.com que tem me falado que o receptor dele quando pego o sinal da RBS TV, Globo, some o sinal das outras emissoras que ele quer assistir, como a Band HD, Record e SBT.

Depois de algumas mensagens e até ter indicado para ele algumas matérias em que falei sobre o receptor de tv digital terrestre, pois pelas mensagens tudo levava a crer que ele estava falando de um receptor digital terrestre, foi que eu descobri que ele na realidade estava falando sobre um receptor de tv via satélite do sistema SAT HD Regional da Globo, o receptor Century Midia Box HDTV B1.

Pois bem, demorei uns três dias para responder pois estou tentando uma resposta da própria Century sobre o assunto mas ainda não obtive nada concreto vindo deles, infelizmente.

Então o que temos é o que se diz no mercado sobre o SAT HD Regional.

Este é um sistema inventando pela Globo para liberar via satélite o seu sinal da TV pois a Globo mantém seu sinal via satélite, por condição comercial da emissora, sempre fechado. Isto ocorre pois a Globo fatura muito com a venda de publicidade local em cada afiliada, um negócio que pode ser comprometido se ela liberar um sinal digital via satélite que possa ser captado em todo o Brasil.

Ou seja, se ela liberar por exemplo, a Globo SP HD digital para o satélite e ele puder ser captado por qualquer receptor de satélite HD em qualquer lugar do Brasil, ela vai prejudicar a afiliada de outras regiões do país que vendem os seus espaços de publicidade local, que claro, também vão uma parcela para a Globo Nacional.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Mas como há uma demanda pelo sinal da Globo via satélite, principalmente para regiões do país onde não cehga o sinal digital terrestre da Globo, a emissora inventou esse sistema SAT HD Regional onde a pessoa compra o aparelho e pede a liberação do sinal da afiliada que for mais próxima ao seu local de uso – tem algumas nuances sobre o SAT HD Regional que já tratamos aqui no GPS.Pezquiza.com.

Pois bem, o sinal da Globo que está codificado no StarOne C2, através deste aparelho SAT HD Regional é liberado, de maneira similar ao que ocorre quando uma operadora de tv por assinatura libera seus canais codificados para o seu assinante. Quem não é assinante e tenta captar os canais da operadora com um receptor comum não consegue assistir pois recebe a mensagem que o canal é codificado, já o assinante com o receptor habilitado da operadora consegue assistir aos canais normalmente.

Acontece que as outras emissoras que tem sinal HD no StarOne C2 e cujo sinal estava aberto, começaram a se sentir incomodadas com esse aparelho Sat HD Regional da Globo, pois o cliente que ia comprar o aparelho se soubesse que iria captar só a Globo HD com ele poderia desistir da compra pois poderia achar muito caro captar só a Globo HD com o receptor, mas quando se informava que também tinha outras emissoras, aí já se animava mais e comprava o aparelho.

Mas quem lucrava com a venda??? Só a Globo, que passava a aumentar o seu público em locais remotos onde o sinal da emissora não chegava via TV Terrestre e sem ameaçar as suas afiliadas liberando indiscriminadamente o seu sinal para quem tivesse um receptor de satélite comum.

As outras grandes emissoras com sinal aberto no StarOne C2 se sentiram incomodadas com o Sat HD Regional e se mexeram para que a Globo não pudesse oferecer de graça o sinal delas através do SAT HD Regional, houve até um movimento da Record e SBT que queriam fazer o seu próprio receptor do tipo Sat HD Regional para quem quisesse assistir o sinal digital destas emissoras via satélite através do StarOne C2.

Então, pelo que eu sei através do que se fala no mercado, o sinal das emissoras codifica no SAT HD Regional, quando se abre o sinal da Globo nele, justamente por que as emissoras não querem ajudar a vender o receptor Sat HD Regional sem receber nada em troca por isto.

Se alguém souber algo mais do assunto ficaremos gratos em receber informações através do email [email protected]