APAGÃO DA TV ANALÓGICA, como ficam emissoras que não se digitalizaram?

184

Recebi o seguinte questionamento do nosso leitor Carlos Milz:

Caro Richard

Nesses casos em que alguns canais são ainda transmitidos apenas na versão analógica , como vai ficar quando vier o chamado ” apagão ” ?

As pessoas vão ficar sem poder ver o canal ?

Exemplo : em Peruíbe, a TV Cultura. Importante canal da região, É transmitido ainda apenas em Sua versão analógica.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Abraço

Cláudio

Ontem publicamos a seguinte matéria sobre tv digital terrestre e tv analógica terrestre: Receptor Digital Terrestre ISDBT sintonizando canais analógicos em VHF é possível?, se você não a leu sugiro que o faça pois ela vai muito além do que o título sugere.

Voltando ao questionamento, infelizmente nestes casos as emissoras que não se digitalizarem até a data limite do cronograma imposto pelo governo deverão ficar sem sinal em sua frequência de tv analógica, no entanto não perderão o direito à frequência UHF para a transmissão do sinal digital, é importante salientar.

Assim que as emissoras digitalizarem o seu sinal voltarão a transmitir.

Não há a previsão de ajuda ou facilitação financeira para que estas emissoras se digitalizem, assim como não há ajuda e nem facilitação financeira para que o espectador compre um conversos de tv digital terrestre ou mesmo uma televisão preparada para o sinal digital terrestre.

É sabido que haverá uma parcela da população que não conseguirá adquirir um dos dois equipamentos acima citados até o prazo final da digitalização em seus municípios, assim como algumas emissoras pequenas não conseguirão digitalizar o sinal até o devido prazo e pode ser que não consigam posteriormente até o prazo limite em que elas deverão estar obrigatoriamente com o seu sinal digitalizado sob o risco de perda do direito àquele canal.