Qual é o significado do termo 4K da resolução Ultra HD

62

Hoje eu fique espantando quando a minha esposa disse que um dos termos que denomina a nova resolução das telas de vídeo no mundo era, para, somente uma junção de número e letra a esmo, sem nenhuma significado lógico.

Aí me dei conta que eu trabalho com tecnologia uma grande parte do meu dia e o que para mim é uma coisa natural – saber o significado do termo 4K – para grande parte da população que não trabalha com isto, também não sabe que tem sim um significado lógico o termo 4K.

Talvez até mesmo pessoas que se achem bastante espertas em tecnologia não saibam o significado real do termo 4K.

É o seguinte, 4K é um número, e em inglês escrever números usando a letra K é bastante natural, pois K significa Kilo e Kilo significa mil, portanto 4K significa 4 mil.

Mas 4 mil o que? É aí que muita gente é traída e acaba afirmando que é por que a tela 4K mostra uma imagem inteira com 4 megapixels de resolução na tela.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Não, não é isto.

O 4K é para informar que a resolução padrão para esta tecnologia é de 4 kilopixels por linha de imagem, na realidade um pouquinho mais, 4096 pixels para cada uma das 2160 linhas de imagem da tela 4K.

Desta maneira uma tela 4K, por padrão, deveria mostrar 4096X2160 pixels= 8.847.360 pixels, que no resumo é 8,8 megapixels em uma tela 4K sem necessidade de redimensionar, a imagem é mostrada inteirinha em todo o seu explendor de quase 9 megapixels.

Mas espere, se você for comprar um televisor 4K vai receber uma tela com menos pixels por linha que os tais 4.096 pixels, numa televisão 4K cada uma das 2.160 linhas terá 3,840 pixels, ou seja, 256 pixels por linha a menos que o que foi definido como padrão para as telas 4K.

Mas calma, isto acontece pois a imagem padrão da televisão não conseguiria usar todos os pixels da tela se as tvs fossem fabricadas com os tais 4.096 pixels por linha.

Por isto para as televisões é mais conveniente usar o termo Ultra HD, ou Ultra High Definition – Ultra Alta Definição.

Uma televisão 4K, ou Ultra HD, é capaz de mostrar uma imagem de 8,3 megapixels sem necessidade de redimensionamento.