Freios ABS – Dicas para dirigir com mais segurança

125

O Brasil, com seus costumeiros 20 anos de atraso, está entrando de vez na era dos freios ABS, os freios anti blocantes, que não travam aos rodas do carro quando precisamos pisar com força no pedal do freio em situações de emergência.

Desta maneira o carro irá frear em menor espaço e o motorista continua a ter controle do carro mesmo com o pé afundado no pedal do freio.

No entanto, quem sai de um carro com freio a disco e começa a dirigir um carro com ABS, principalmente aquelas pessoas que tem o pé pesado ao dirigir, estranham muito a diferença e é comum as pessoas acharem que o freio do carro está com problemas.

O freio ABS é um freio “barulhento” e que vibra nos pés do motorista, situação normal se a manutenção do veículo está em dia.

Existem situações no entanto que se o motorista não se adaptar ao modo de frenagem do ABS pode-se ter problemas.

A primeira coisa a determinar quando você entra em um carro novo, se você não tiver certeza, é saber se ele tem ou não freio ABS, para isto preste atenção ao painel de instrumentos quando for ligar o carro, lá haverá uma indicação de ABS que irá acender se o carro é equipado com este tipo de freio.

Podem haver carros equipados com ABS que não adotaram este aviso no painel, desta maneira é bom também dar uma olhada no manual do veículo.

ABS somente nas rodas traseiras

Existem também veículos que não tem ABS nas quatro rodas, alguns tem ABS apenas nas rodas traseiras, por isto na hora de comprar o seu carro é melhor perguntar.

Se o carro tem ABS apenas nas rodas traseiras ele freia em um espaço mais curto que os carros com somente freio a disco, no entanto o motorista pode perder o controle do carro assim como ocorre com os carros com somente freio a disco, se as rodas da frente travarem, desta maneira você terá de se lembrar de liberar o pedal do freio durante a frenagem se a roda da frente travar, e claro, pisar forte de novo.

Não tirar o pé do freio ABS

Os carros de fabricação mais recente já estão todos adotando o ABS nas quatro rodas, por isto ao dirigir um carro com ABS completo, numa situação de pânico, você não pode se esquecer de pisar fundo no freio e não soltar.

Muitos motoristas acostumados com o freio a disco tem o reflexo de bombear freio em situações de perigo na tentativa de controlar o carro ao frear, no caso dos freios ABS é o sistema anti blocante quem faz este serviço de forma muito mais eficiente que o motorista consegue fazer.

Mantendo o pé firme no pedal do freio ABS o carro irá parar em uma distância muito menor e o motorista ainda terá controle da direção do carro.

Você ainda pode dirigir se precisar frear forte com o ABS

Pode parecer insistência, pode parecer repetição, mas se você tem um carro com freio ABS nas quatro rodas é importante saber que você ainda pode dirigir o seu carro mesmo quando estiver pisando fundo no freio ABS.

Eu já bati um carro após ter pisado forte no freio a disco e sei como é muito frustrante quando você perde o controle do carro, tenta desviar do obstáculo a frente mas a direção não responde.

Com os freios ABS a situação é diferente e se você tem um local tranquilo onde pode testar e treinar esta situação, faça isto, freie forte com o ABS para testar desviar de obstáculos imaginários, desta maneira, na hora de uma situação de emergência você já saberá o que fazer.

Acostume-se com os barulhos do ABS

Você já sabe que os freios ABS fazem barulhos estranhos não é mesmo?

Saber é uma coisa, o difícil é não se assustar com isto nas primeiras vezes que você realmente usa o sistema ABS, tem muita gente que meses depois de estar dirigindo um carro com ABS ainda não se acostumou com os barulhos do sistema ABS e ainda se assusta com ele, principalmente as pessoas que dirigem com mais calma e quase nunca precisam fazer freadas bruscas.

Lembre-se, ainda vai existir uma roda bem pertinho de você que vai fazer barulhos estranhos, pode ser um zumbido, pode ser um tak tak tik tik que parece que tem alguma coisa quebrada na roda do carro.

Se você se assustar com isto em uma situação de emergência pode até soltar o pedal do freio e aí é acidente na certa.

O que fazer? Vá para um local onde pode testar o seu carro sem perigo e freie bastante até se acostumar com os barulhos do seu ABS.

O freio ABS vibra bastante

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Sim, o freio ABS vibra e é muito estranho e esta também é uma situação que pode assustar bastante quem nunca usou ABS.

Não se preocupe, se o carro está com a manutenção em dia, o freio vibrar é a coisa mais normal e esperada.

Mesmo assim é bom treinar para se acostumar pois com estas vibrações e não se assustar nas emergências.

Existem situações onde o ABS não funciona

Infelizmente a realidade é que os freios ABS não são infalíveis em qualquer situação.

Os freios ABS gostam de superfícies duras, asfalto com chuva, gelo, neve, se há uma superfície dura para o freio agir ele vai funcionar bem.

Mas se você está dirigindo sobre uma superfície solta, como estrada de chão, brita, cascalho, é melhor ficar esperto.

O carro vai continuar a frear em distâncias maiores e você não pode confiar que vai continuar a ter o controle do carro, pois não vai.

Dirija com prudência

Os freios ABS são realmente bem melhores do que os freios a disco, no entanto eles não são milagrosos.

Para quem é imprudente no trânsito, não adiante pensar que só por que comprou um carro com freio ABS pode fazer besteira no trânsito que vai estar seguro.

Quando a pessoa tem um carro com freio ABS e continua a ser imprudente ela se acostuma a levar o sistema de freios ao limite do quase bati, que no caso da ABS significa mais velocidade e distâncias menores.

O que vai acontecer, uma hora ela vai errar este limite por excesso de confiança e aí não tem ABS que ajude.

E se o ABS estiver com problemas e você não souber?

O freio ABS é excelente no entanto ele tem muito mais partes eletrônicas ou não que devem ser mantidas em bom funcionamento.

Sabemos que existem muitos motoristas brasileiros que pecam na manutenção de seus veículos, principalmente no sistema de freios.

Quando o carro tem freio a disco não há avisos eletrônicos no painel do carro, mas no freio ABS se há alguma coisa errada com o sistema de freio logo uma luz se acende no painel do carro para avisar que há problemas.

O freio vai continuar a funcionar mas o risco é grande de que em uma situação de emergência o motorista perca as principais qualidades do ABS, ou seja, o carro demore mais para frear e o motorista não tenha o controle do carro.

Se a luz do ABS permanecer acesa no painel do carro a melhor coisa a fazer é levar o carro na concessionária ou em uma oficinal especializada para verificar qual é o problema.

Se você está comprando o seu primeiro carro com ABS, parabéns, é mais segurança para você e para as pessoas que você conduz.

Lembre-se, dirija com cuidado para que o trânsito seja melhor para todos.

Trânsito não é guerra, a sobrevivência de todos é o maior objetivo.

dicas-freios-abs