Diseqc no Bravissimo, Diseqc no Moozca, como configurar?

346

Para escrever esta dica para o site GPS.Pezquiza.com precisamos da ajuda de dois colegas que nos seguem no facebook, o Rubens Pacheco, que perguntou e o Pedro_BR que nos ajudou com a resposta, pois ele tem um receptor do modelo Azbox Bravíssimo e a configuração do Diseqc no Bravissimo é a mesma configuração do Diseqc no Moozca.

Então vamos às explicações para usar a Diseqc no Bravissimo ou no Moozca.

Aqui em casa quando eu vou instalar uma chave diseqc eu sempre faço algumas preparações nos cabos e também faço uma tabela sobre qual satélite está sendo ligado em qual porta da chave diseqc, pois quando é necessário dar manutenção a gente se enrola se não guarda os dados corretamente.

Eu sempre puxo um cabo de cada vez, entre o LNBF até onde vou instalar a chave diseqc, quando se tem aquelas fitas isolantes coloridas, é bom ter uma de cada cor para identificar o cabo que está em qual satélite, bom também é ter uma caneta de ponta porosa com tinta mais resistente, tipo aquelas canetas de se escrever em cd, para escrever no cabo de qual satélite ele está vindo, nas duas pontas do cabo.
#pezquiza
As duas formas de identificação dos cabos são bastante eficientes.

O segundo passo bastante importante é anotar em qual porta do diseqc você instalou o cabo que estava ligado ao LNBF apontado para tal satélite.

Por exemplo,
– Porta 1 – Cabo Azul – Satélite Amazonas
– Porta 2 – Cabo Amarelo – Satélite StarOne C2
– Porta 3 – Cabo Verde – Satélite Intelsat 11
– Porta 4 – Cabo Amarelo – Satélite Hispasat 30W

Anotadas as portas e cabos instalados nos LNBFs e na chave diseqc, hora de configurar o diseqc no Bravissimo ou no Moozca.

O Azbox Bravissimo e Moozca tem uma configuração de diseqc numa tela diferente pelo motivo de o receptor ter dois tuners ao mesmo tempo.

Você tem que começar ativando os satélites no seu Azbox Bravissimo ou Moozca.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

No controle remoto aperta e tecla MENU, escolha o ícone INSTALAÇÃO na tela que vai aparecer e então escolha LISTA DE SATÉLITE.

Na LISTA DE SATÉLITE escolha os satélites que você quer usar na chave diseqc, para isto, ao passar pelo nome do satélite que você ira usar, aperte a tecla OK e no quadradinho ao lado do nome do satélite vai aparecer um ticado mostrando que ele foi marcado para uso.

Agora que você selecionou os satélites é hora de ter certeza que a configuração deles está certa, selecione um satélite por vez, aperte a tecla F2 do controle remoto, confira estes dados em todos os satélites, CONNECTION TPE = SINGLE; LNB1 = FIXED ANTENNA; LNB ALIMENTAÇÃO = ON.
#pezquiza
Aperte a tecla EXIT duas vezes para sair desta tela.

Aperte novamente a tecla MENU, escolha o ícone INSTALAÇÃO e desta vez escolha a opção SEARCH, é aqui que vamos configurar a diseqc no Bravissimo ou no Moozca.

Na tela que aparece, veja que as opções que aparecem podem ser mudadas, por exemplo:

– Satélite = você terá os satélites que ativou, escolha o que vai ser configurado.
– LNB Frequência = No nosso caso será Universal para os quatro satélites que escolhemos no exemplo.
– Transponder = Se você já fez uma busca cega no receptor ou colocou um Dump, devem haver alguns transponders configurados nesta opção.
– Diseqc1.0 = é aqui que você configura a chave diseqc no Bravíssimo ou no Moozca, escolha o número da porta que tem a ver com a lista de portas que você anotou, para cada satélite que for configurando, coloque nesta opção a porta diseqc correta.
– Diseqc1.1 = deixe esta opção em incapacidade, não mexa.
– 22k = deixe em automático.
– Polaridade = deixe em automático.
– Motor Type = deixe em Incapacidade.

Ok, você já configurou a diseqc no Bravíssimo, agora é fazer a busca dos canais nestes satélites e ser feliz.

Aperte a tecla EXIT, depois novamente a tecla MENU, escolha INSTALAÇÃO > LISTA DE SATÉLITE > aperte a tecla F1 e depois a tecla F2, vá até a opção buscar e seu Azbox Bravissimo ou Azbox Moozca deverá achar todos os canais nos satélites que estão configurados nas portas diseqc, se você fez toda a instalação correta.

Valeu galera, valeu pelos colegas que nos ajudaram a escrever este tutorial e continuem seguindo o GPS.Pezquiza.com.

#pezquiza