Vale a pena lavar a antena parabólica?

884

Cara, caramba, que pergunta é essa? Vale a pena lavar a antena parabólica?

Então, esta pergunta caiu hoje na minha Caixa de Entrada e eu fiquei imaginando, se a pessoa faz uma pergunta desta como será que está a antena parabólica dela?

Será que está lama pura? Será que só está um pouco empoeirada?

Eu acho muito complicado que uma antena parabólica fique muito suja a ponto de interferir no sinal, mas que pode acontecer, pode, não é mesmo?

Mas se a antena parabólica está só um pouco empoeirada, talvez um pouquinho enferrujada, talvez não valha muito a pena dar uma lavada na antena, apesar de que, fazer mal não vai fazer, se a lavada for feita com bastante cuidado para não entrar água dentro do LNB e nem tirar a antena do apontamento.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Mas se a antena está instalada em local baixo e está enlameada, então aí é bom dar uma lavada mesmo, sabe lá o que aconteceu com ela não é mesmo?

Mas se o problema for mesmo o excesso de ferrugem, aí é melhor considerar tirar a antena de onde ela está, dar uma bela de uma lixada com uma lixa bem fininha até a parte enferrujada ficar bem lisinha de novo, aí aproveita e dá uma lixadinha na antena toda, e depois pinta com uma cor fosca para deixar a antena parabólica com cara de nova.

Uma coisa legal a se fazer é passar uma cera de carnaúba na antena depois que ela estiver bem limpinha e pintada, pois a cera de carnaúba é hidrofóbica, isto mesmo, repelente de água, e com isto você vai garantir que a sua antena vai demorar para sujar de novo e quando chover ela vai repelir a água em forma de gotículas o que pode ajudar salvar umas porcentagens de sinal em dias de muita suja.

E nada de ligar a hidrolavadora e mandar aquele jato dágua poderoso na sua antena parabólica hein, por que depois o trabalho vai ser grande para achar o sinal de novo.