Usar uma ANTENA BANDA KU SEM RECEPTOR funciona?

5957

Recebi nesta semana uma pergunta através dos comentários no Youtube sobre o uso de Antena Banda KU para recepção de canais da tv por assinatura, a grande diferença da questão é que a pessoa quer saber se ela pode eliminar o receptor da história e usar somente a antena parabólica.

Não vou divulgar o nome da pessoa que fez esta pergunta, mas vamos lá à resposta desta questão.

A recepção de tv via satélite é composta de um conjunto de equipamentos que necessitam trabalhar juntos para que se consiga a imagem dos canais aos quais se pretende captar. Além dos equipamentos (hardware), também é necessário os programas que controlam estes equipamentos (software).

Para simplificar, vamos falar somente dos equipamentos básicos para se recepcionar a tv via satélite, deixemos os equipamentos acessórios para uma outra matéria.

Básico para recepção de tv via satélite:

– Refletor de sinal do satélite, que também é conhecido como ANTENA PARABÓLICA.

LEIA MAIS MATÉRIAS QUE ESCREVEMOS SOBRE ANTENA PARABÓLICA CLICANDO AQUI.

– LNB: é o equipamento que vai agregado à antena parabólica e fica colocado à frente da parabólica na ponta do braço do LNB, depende do tipo de antena que se está usando este braço do LNB pode ser um suporte ou algumas hastes que seguram um disco escalar onde é fixado o LNB. O LNB é um amplificar do sinal enviado pelo satélite e capta o sinal que é refletido pela antena parabólica.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?


SAIBA MAIS SOBRE LNBs CLICANDO AQUI
.

– Cabo Coaxial: ele leva o sinal amplificado pelo LNB até o receptor de tv via satélite.

TAMBÉM TEMOS ÓTIMAS MATÉRIAS SOBRE CABO COAXIAL, LEIA CLICANDO AQUI.

– Receptor de tv via satélite: é ele quem recebe o sinal enviado pelo satélite e amplificado pelo LNB e transforma este sinal em imagens para que você o consiga assistir em sua televisão.

LEIA MAIS SOBRE RECEPTORES DE SATÉLITE CLICANDO AQUI.

Para se assistir à tv via satélite é necessário pelo menos os equipamentos que citamos acima, além de, claro, uma televisão.

Diante disto podemos afirmar com toda a certeza que não há como assistir a canais de tv via satélite excluindo-se o receptor de satélite, pois uma televisão comum, vendida aqui no Brasil, não tem como receptor e processar sozinha o sinal captado pela antena e LNB e enviado para esta televisão através do cabo coaxial.

Uma televisão comum, das que se encontra à venda nas lojas brasileiras, é fabricada para lidar com o sinal da tv terrestre, digital ou analógica, e também para lidar com o sinal analógico da tv a cabo, que já é obsoleto aqui no Brasil pois as principais operadoras de tv a cabo operando no páis já migraram para o sinal digital.

No Paraguai já é possível encontrar uma tv que trás embutida um receptor de canais de tv via satélite, já falei sobre ela qui no GPS.Pezquiza.com, este tipo de tv com receptor de tv via satélite é mais comum de se encontrar na Europa e Ásia.

Obrigado por sua pergunta e até a próxima.