USAR DUAS ANTENAS UHF EM UM SÓ RECEPTOR DA TV DIGITAL TERRESTRE

3669

O leitor Genivaldo enviou para o GPS.Pezquiza.com através do meu email pessoal [email protected] a seguinte pergunta:

Bom dia, parabéns pelo seu trabalho, aqui em Iperó interior de SP, uso um conversor digital, e pega 7 canais. Só que quero pegar também a TV Aparecida, porém para isso, tem que virar a antena para outra direção.

Pergunta: se eu colocar outra antena nessa direção, o conversor suporta as 2 antenas?
Obrigado,
Genivaldo
Iperó/SP

Olá Genivaldo, obrigado por sus pergunta e um abraço para todos aí da cidade de IPeró.

Antes de responder a esta questão quero pedir um pouco mais paciência aos leitores que tem enviado diversas perguntas ao meu e-mail e que porventura eu ainda não tenha conseguido responder, ainda estou tentando normalizar a minha rotina e em breve todos os e-mails serão colocados em dia.

Voltando à pergunta do Genivaldo, que deve também ser uma dúvida de milhões de brasileiros que querem captar o sinal da tv digital terrestre vindo de locais diferentes e para isto precisam usar duas ou mais antenas mas não sabem se é possível fazer isto e nem mesmo como fazer.

A primeira dúvida, já que o receptor da tv digital terrestre tem apenas uma entrada para cabo coaxial, é possível usar duas ou mais antenas UHF em um só receptor da tv digital terrestre? De bate pronto a resposta é sim, é possível fazer isto e na realidade é bem facil de se fazer.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Segunda questão: como é que se instala duas ou mais antenas UHF em um só receptor da tv digital terrestre? A rsposta a esta questão eu também tenho certeza que a maioria das pessoas já até imaginam o que seja, é simples, tem que usar um misturador de sinal, mas é a parir daí que quem deseja fazer essa mistura de sinal se enrola pois imaginam que o misturador específico para o sinal UHF é um acessório complexo, caro e difícil de encontrar (se você procurar por misturador de sinal de tv UHF vai ser dificil de encontrar mesmo ois este misturador específico não existe).

Complicou? Então vamos descomplicar agora, não é necessário existir um misturador específico para sinal UHF pois a faixa de frequência em que o UHF trabalha usando-se duas ou mais antenas vai ser sempre a mesma, então o acessório que é necessário para se misturar é o mais simples possível, basta usar uma conexão/junção T para cabo coaxial, você encontra esta junção T para cabo coaxial em ferragistas e lojas especializadas em acessorios para tv, o preço é em média de R$ 5.

Mas calma, esta mistura de sinal pode apresentar sim alguns problemas e você tem que isto em mente na hora de configurar aí a sua casa com duas antenas UHF para apenas um receptor de tv digital terrestre.

Se o seu caso for captar canais da mesma cidade onde as torres restransmissoras das emissoras estão em locais diferentes, ótimo, esta instalação para você vai funcionar sem dores de cabeça, já que os canais estarão sendo transmitidos em frequencias diferentes de UHF.

Mas se você pretende captar o sinal vindo de cidades diferentes é possível que algum ou algnuns dos canais que você quer captar nas duas ou mais diferentes antenas seja coincidente em frequência com algum canal da outra antena, ou seja, você pode ter um canal da primeira antena/cidade sendo transmitida na frequência UHF X1 naquela cidade e um canal na segunda antena/cidade também sendo transmitida na mesma frequência X1.

Acontecendo a coincidência de frequências descrita acima o que vai acontecer é que haverá uma interferência neste canal específico para as duas cidades que vai picotar uma imagem no seu receptor, geralmente a imagem da frequência que estará com o sinal mais forte entre as duas antenas, mas provavelmente você não conseguirá assistir nem ao canal da cidade 1 e nem ao canal da cidade 2.

De resto é só alegria, lemrando-se de tomar cuidado ao fazer a instalação de receptores em cascata na mesma antena, aí neste caso o melhor a fazer é contratar um técnico especializado para você não correr o risco de queimar os aparelhos ligados nesta configuração, incluíndo aí receptores e televisores.

E para não restar do que é esta conexão junção T de cabo coaxial vou colocar a imagem dela logo abaixo.


Conexão Junção T para Cabo Coaxial – pode ser usada para misturar o sinal de duas antenas da tv digital terrestre para um só receptor