Tamanho das antenas parabólica – Perguntas e Respostas

4235

Recebemos hoje um e-mail com questionamentos sobre antenas parabólicas e seus tamanhos se realmente influencia na recepção, como demos uma resposta extensa ao nosso colega Márcio, que enviou o e-mail e como sabemos que o assunto interessa a muitas pessoas resolvemos então publicar aqui as perguntas e respostas para ajudar a solucionar a dúvida de mais pessoas.

Quanto maior antena parabolica melhor o sinal e pega mais canais ?

Márcio, o tamanho da antena, a qualidade da tela, se ela é de chapa ou de tela, tudo isto infuencia muito na qualidade do sinal captado e enviado para o LNB, que é o aparelho que amplifica o sinal do satélite e fica na ponta da antena parabólica. Outra coisa que influencia bastante o sinal é o correto apontamento da antena parabólica, não adianta ter uma excelente antena de tamanho grande se o apontamento está mal feito pois ela acaba captando o mesmo que uma antena bem menor.

Existe diferença entre antenas parabolicas de 1,50 e 2 metros? Pega mais canais?

Sim, existe diferença entre antenas parabólicas de diferentes tamanhos, no caso dos tamanhos que você citou esta diferença é bastante visível. No entanto tem que se levar em consideração também o material com que é fabricada a antena, chapa ou tela, pois as antenas de chapa tem maior sensibilidade que as de tela pois não deixam nenhum sinal vazar, então uma antena de chapa de 1,6m corresponde a uma de tela de 2m na captação de sinal.

Outra influência bastante visível é que poucos centímetros a mais no tamanho da antena podem fazer uma grande diferença na captação do sinal , como por exemplo, uma antena de 2,2m é melhor que uma antena de 2m; uma antena de 2m é bem melhor que uma antena de 1,8m. Uma de 1,8m é muito melhor que uma antena de 1,6m. Essa diferença é melhor notada em antenas menores que se trocam por antenas um pouco maiores, apesar de ser sempre melhor ter antenas teladas acima de 2 metros de diâmetro.

A potência de transmissão do satélite também vai influenciar no tamanho necessário para a antena parabólica, existem satélites mais potentes que outros, no entanto, de região para região do país há diferença na recepção deste satélite, as vezes um satélite com sinal mais potente em uma região não é da mesma maneira em outra região.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Um fato que é estranho para os leigos mas que também tem que ser levado em consideração é que não é por que antena conseguiu captar todos os canais do satélite que ela é a antena ideal, para ser uma excelente antena ela também tem que passar pelo teste do tempo nublado pois pode ser que só de o tempo começar a fechar o sinal da tv começa a falhar e este pode ser um sintoma de que o tamanho da antena ainda não é o ideal, necessita ser um pouco maior.

Agora não adianta também ter uma antena de tamanho muito exagerado se o LNB não consegue enxergar todo o sinal que a antena está captando, na hora de comprar o seu LNB pergunte qual o tamanho máximo de antena que ele consegue usar, infelizmente muitos vendedores não conhecem esta informação e acabam informando errado para o comprador, pesquisa antes de comprar.

Qual o melhor satelite que pega mais canais? Starone C2 ?

O StarOne C2 é atualmente o satélite mais apontado do Brasil pela quantidade de canais digitais abertos e HD, canais analógicos, além do sinal da tv por assinatura Claro TV do Brasil. É realmente um ótimo satélite.

No entanto eu gosto também bastante do satélite Brasilsat B4 com uma centena de canais em português e bastante variedade de programação regional.

Mas há muito outros satélites com sinal de canais em português e em outras línguas transmitindo para o Brasil, vale a pena montar a sua antena parabólica e brincar de captar o sinal de diversos satélites para você conhecer e se apaixonar por este hobby dos antenistas, ok?

tamanho-das-antenas-parabolicas-perguntas-e-respostas