O que é Azimute?

Como a definição de o que é Azimute é cientificamente bastante complicada de se explicar, vamos explicar para você de forma mais simples o que é Azimute.

Levando em consideração que o ponto que marca o norte da terra é fixo e que nesse ponto está a medida de 0 graus (0°), aponte o seu braço direito para este ponto, ele deve ficar sempre apontando para o mesmo ponto, o norte, pois ele é fixo.

Vamos também levar em consideração que para o local onde você está apontando, o norte, existe um satélite em órbita e que ele está estacionado em órbita sempre neste mesmo lugar, em 0°, pois os satélites ficam fixos em seus pontos no espaço, para isto se de o nome de geoestacionário, ou geostacionado, ou seja, estacionado no seu lugar em órbita.

O satélite Intelsat 10-02 está nesta posição de 0° em cima do mar na região da Europa.

Agora encoste a sua mão esquerda na sua mão que está apontando para o norte, o ponto 0°, e comece a afastar a mão esquerda lentamente, cada vez que você afasta a sua mão esquerda você distanciando ela do ponto 0° então a cada movimento da sua mão esquerda ela passa por um outro ponto com valor diferente, se você pudesse fazer um círculo completo esse círculo completo teria 360 pontos para medir, ou 360 graus diferentes (360°) até que as duas mãos se tocassem novamente do lado contrário que você começou a desenhar o círculo.

Pronto, agora vamos à explicação sobre o que é azimute:

Cada vez que você afastou a sua mão esquerda da mão que marcava o ponto 0°, ela marcou um ponto diferente, 1°, 2°, 3°, 4° e assim por diante.

Azimute é esse valor em graus que a sua mão esquerda está marcando, ou seja, é a distância que a sua mão esquerda tem que se afastar da mão que marca o norte, ou ponto 0°, para chegar no valor Azimute que você precisa apontar para alguma coisa, ou, no nosso caso, um satélite.

Antes de continuar a ler este artigo garanta que vai ter prioridade nas excelentes informações que sempre são publicadas pelo GPS.Pezquiza.com, se inscreva em nossa lista de e-mails abaixo.
Importante! Você deve confirmar a sua inscrição através de um e-mail de confirmação que vai chegar na sua Caixa de Entrada do e-mail cadastrado.

O Azimute é muito importante na instalação da sua antena parabólica, pois sabendo o que é Azimute você sabe para que rumo deve apontar o braço de suporte do LNB da sua antena parabólica.

Sabendo isto fica também mais fácil você localizar onde está cada coisa no mundo, você sabia que as antenas parabólicas estão apontadas para a linha do Equador?

Isso equivale dizer que elas estão apontadas para o Hemisfério Norte do nosso planeta.

Quando você acha o ponto 0° você está apontando para a Europa.

O satélite Amazonas, 61°W, está exatamente em cima do Estado do Amazonas?

Ficou fácil agora se localizar no mundo não foi?

E aí, achou interessante entender o que é azimute?
Não perca nosso conteúdo em vídeo, inscreva-se agora em nosso canal no Youtube clicando neste botão >

e assista aos vídeos no nosso canal em Canal GPSPezquizaOficial
_______________________

o que é azimute?

About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com