O motivo da antena Banda Ku não ter foco central é este…

2710

Muita gente não sabe que a antena parabólica tem foco, ou seja ela refleta o sinal recebido do satélite para um determinado ponto onde ele será concentrado, será neste ponto focal que o sinal refletido pela antena parabólica terá a maior força e qualidade e é justamente este local a entrada do tubo do LNBF.

Se você não sabe o que é o LNBF leia este artigo do GPS.Pezquiza.com Aprenda como funciona o LNB

E se você ainda tem dúvidas sobre o que é o foco, pense que a antena parabólica trabalha de maneira muito parecida com uma lupa quando você brinca de queimar papel ou folha de árvore usando a luz do sol.

A lupa concentra a luz do sol num ponto específico do papel, esse ponto fica pequenininho e muito brilhante na folha e derepente aquele ponto começa a pegar fogo, ou seja, a lupa concentrou a luz do sol naquele ponto e de uma maneira tão forte que o papel acabou pegando fogo.

O sinal enviado pelo satélite para a sua antena é muito parecido com a luz, no entanto nós não conseguimos enxerga-lo, mas ele está lá.

Diferente do que a lupa faz, a antena parabólica envia o sinal do refletindo para a frente e em uma certa distância da antena este foco de sinal é concentrado.

Nas antenas parabólica teladas, aquelas que parecem uma bacia, e também nas antenas parabólicas grandes de chapa, que também parecem uma bacia, elas refletem o sinal vindo do satélite exatamente para uma distância a frente no meio da antena, e é exatamente a frente no meio da antena que fica o LNB, que parece um copo com a abertura voltada para o fundo da antena.

É para dentro da abertura deste copo do LNB que o sinal está sendo refletido e focado.

E é exatamente por este motivo que estas antenas são chamadas de focal point.

lnb antena parabólica telada focal point
Antena Telada Focal Point recebe sinal de frente e envia para o LNB que está no meio da antena, acima da bacia da antena, por reste motivo elas tem que mirar exatamente para onde o satélite está no céu e devem ser instaladas em uma posição mais deitada, ocupando mais espaço

No entanto estas antenas não foram pensadas para serem instaladas na casa do cidadão comum, elas foram pensadas para serem usadas por emissoras de televisão, onde a matriz envia o seu sinal para as afiliadas.

Com o tempo fabricantes de receptores viram a oportunidade de vender a antena parabólica focal point e um receptor de sinal de satélite para que o cidadão comum recebesse o sinal da televisão direto do satélite e então começou o mercado de tv via satélite que evoluiu para o que existe atualmente.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Com a oportunidade de mercado criada pelas antenas parabólicas teladas, as bacionas, as operadoras de tv paga que antes existiam somente via cabo, resolveram entrar na brincadeira.

Mas era necessário inventar uma antena que não fosse tão grande e não ocupasse tanto espaço quanto as antenas focal point. As antenas focal point são imensas pois para captar o sinal do satélite com o máximo de qualidade e estabilidade é melhor que elas tenham um diâmetro de dois metros ou mais.

Além disto elas ficam em uma posição em que o LNB está apontando direto para o satélite, se fosse traçado uma linha reta entre o meio do fundo da antena, passando pelo meio do fundo do LNB essa linha iria parar certinho no satélite. E por esta necessidade do LNB estar apontando certinho para o satélite, as antenas focal point tem que ser instaladar em uma posição mais deitada.

Percebeu o grande problema das antenas teladas e focal point, que são mais usadas para a captação da Banda C?

E a solução para este problema?

Tiveram que inventar a tecnologia da Banda KU, que necessita de uma antena de tamanho bem menor e que reflete o sinal que vem do satélite para um ponto focal abaixo do centro da antena.

Desta maneira a antena parabólica Banda KU pode ser instalada mais em pé, e por isto ela pode ser instalada na parede ao invés de ser instalada no telhado das casas.

antena banda ku recebe o sinal de cima para baixo
A antena parabólica Offset recebe o sinal de cima para baixo e por este motivo pode ser instalada em uma posição mais em pé, ocupando menos espaço que a antena telada.

Pela razão do LNB na antena parabólica Banda KU não precisar fica apontando diretamente para o satélite, é fácil entender que o satélite que está sendo captado pela antena Banda KU está numa posição bem mais alta que a posição para a qual o LNB e a bacia da antena estão apontando.

E o motivo da antena Banda KU não ter foco central é poder ser instalada na casa do cidadão comum sem ocupar muito espaço e um local mais discreto do que em cima dos telhados das residências.

Apesar de que muita gente ainda acha que o melhor local para se instalar uma antena parabólica Banda KU é em cima do telhado, uma idéia complemente equivocada.