Mudar APONTAMENTO DO AMAZONAS PARA o satélite INTELSAT 21

2329

Recebi o seguinte questionamento através do e-mail [email protected], que por sinal é o meu e-mail pessoal o qual acesso durante todo o dia, em grande parte do tempo não tenho como responder no próprio e-mail devido à correria de diversas atividades que realizo ao longo do dia, mas sempre que sobra um tempinho estou respondendo.

A pergunta foi:

“boa noite sou o roberto e estou com uma duvida .
estou tentando redirecionar minha antena do amazonas para o 58 w e não estou conseguindo, já segui as orientações e mesmo assim não consigo capitar o sinal dele,
estou tentando o apontamento com um duo sat prodig sera q tem algo haver?
obrigado em estou no aguardo.”

Roberto, a mudança de apontamento do satélite Amazonas, que está na posição orbital 61°W para o satélite Intelsat 21, que está na posição orbital 58°W depende de uma mínima mexida na antena, talvez tenha sido neste ponto que você não tenha conseguido fazer a regulagem, pois se você movimentar demais a antena já terá perdido o apontamento para o Intelsat 21.

Você não me disse em qual cidade está, então vou usar alguns dados sobre como apontar para estes satélites aqui em Goiânia.

O SATÉLITE AMAZONAS, na posição 61W, está já na linha do sol poente, bem a esquerda no arco de satélites que eu consigo “enxergar” no Cinturão de Clark, a elevação da antena parabólica para apontamento para o Amazonas é 66,2°

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Já o SATÉLITE INTELSAT 21, na posição 58W, está também na linha do sol poente, olhando a antena parabólica por trás, ele fica à direita do Amazonas 61W, a elevação da antena parabólica para apontamento para o Intelsat 21 é 68°.

Por estes dados acima, logo se percebe que em termos de elevação a diferença entre os dois satélite é um ajuste de praticamente 1 milimetro, sendo que para captar o satélite Intelsat 21 com perfeição a antena parabólica (60cm) ficará aproximadamente 1 milimetro mais deitada em relação à elevação necessária para captar com perfeição o satélite Amazonas.

Com isto se conclui que mesmo não fazendo este ajustes alguns canais mais fortes do Intelsat 21 irão entrar quando você movimentar a sua parabólica para a direção em que está o satélite que você deseja captar, Intelsat 21, saíndo do apontamento do satélite Amazonas.

O que você deve fazer é configurar em seu receptor de satélite um transponder com sinal forte do satélite Intelsat 21, insira este transponder manualmente.

Sugiro que inclua a TP 11772 com polarização vertical, Simbol Rate 15000, FEC 3/4, QPSK2, Piloto OFF.

O receptor provavelmente tem um mostrador de qualidade e força de sinal que oscila quando a antena capta o sinal do satélite, se baseio por este mostrador tendo deixado como referencia no receptor a TP acima configurada, para saber se você encontrou o sinal do Intelsat 21.

Não vai ter erro o seu apontamento se fizer desta maneira, mas lembre-se, requer movimentos pequenos na sua antena parabólica.

Espero ter ajudado e até a próxima.