LOCALIZADOR DE SATÉLITE NÃO vai mais encontrar OS CANAIS HD?

543

Um espectador do canal GPSPezquizaOficial, o Esequias Souza, deixou a seguinte pergunta sobre localizador de satélite em um vídeo do canal:

amigão, procede as informações de alguns vendedores que não conseguiremos mais localizar os satélites sem os localizadores digitais, já que serão todos hds?

Sobre esta pergunta fiz um vídeo para o canal GPSPezquizaOficial e você pode assistir a este vídeo aqui mesmo nesta página, rolando-a até mais embaixo.

Muito bem, esta pergunta do Esequias na realidade carrega uma confusão de tecnologias.

Provavelmente ele está falando daquele tipo de localizador de satélite mais simples em que não há display digital nele, o medidor mostra um ponteiro que se movimenta quando o localizador encontra o sinal do satélite.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Este tipo de localizador de satélite, apesar de antiquado, não é um localizador para sinal analógico, ele é sim um localizador de satélite para sinal digital, tanto faz se o sinal é HD ou não.

O que acontece é que a maioria destes localizadores de satélite com este formato de ponto, localizadores de satélite mais simples, só conseguem localizar transponders que estão no padrão DVB-S, ou seja, estão desatualizados pois grande parte dos transponders nos satélites atualmente estão sendo transmitidos no padrão DVB-S2, sendo que a maior parte dos canais HD transmitidos via satélite estão no padrão DVB-S2.

Então se o seu localizador de satélite não consegue captar os transponders DVB-S2 você não vai poder localizar os canais HD que estão sendo transmitidos em transponders desta tecnologia, somente será capaz de localizar os que estiverem sendo transmitidos em DVB-S.

Já um localizador de satélite DVB-S2 consegue captar os transponders tanto em DVB-S2 quanto em DVB-S.

Há apenas um satélite com transponders transmitindo em analógico, o StarOne C2, e eu não conheço um localizador de satélite específico só para este sinal analógico.

A recomendação que eu deixo é que se compre um localizador de satélite que esteja preparado para o DVB-S2, mesmo pagando um pouco mais, pois desta maneira você estará preparado para localizar praticamente todos os transponders nos satélites transmitindo para o Brasil.

No vídeo que coloco abaixo você pode ver os dois tipos de localizadores de satélite que eu cito na matéria.