Levar CHOQUE no RECEPTOR DESLIGADO é CULPA DO LNB?!

2089

O Daniel nos enviou a seguinte pergunta através do meu e-mail pessoal [email protected]:

Olá me chamo Daniel e acompanho o Blog gps.pezquiza.com.

Estes dias acabei me deparando com uma questão, possuo dois aparelhos da marca Duosat (ambos do modelo Prodigy Nano HD), ligados a uma antena com LNB duplo, porém percebo que ao estar com o aperelho 1 ligado a rede elétrica levo choque ao tocar no cabo HDMI do aperelho 2 (mesmo este estando desligado completamente da rede elétrica).

Então minha dúvida é, o choque pode estar surgindo no aparelho 1 passando pelo LNB e vindo através do cabo coaxial até o aperelho 2?

Sobre este assunto também publicamos um vídeo no canal GPSPezquizaOficial e você pode assistir a este vídeo aqui mesmo nesta página basta rolar a página até mais abaixo.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Quando nós fazemos uma instalação de receptores que estão ligados ao mesmo conjunto de recepção de sinal do satélite, como neste caso em que há dois receptores ligados a um único LNB, ao se ligar um dos receptores à rede elétrica todo o conjunto se torna energizado.

Isto por que os receptores enviam corrente elétrica através do cabo coaxial para que possam fazer o controle do LNB que está instalado no braço de suporte que está lá na antena parabólica.

Como todo o conjunto está interligado, esta corrente passa pelo LNB e desce até o tuner do receptor que não está ligado à tomada energizando este tuner e por tabela todas as outras peças do receptor, incluíndo aí o cabo HDMI que está ligado ao receptor.

É por este motivo que ao fazer a instalação de diversos receptores em conjunto a melhor opção é sempre chamar um técnico especializado que saiba como fazer a proteção elétrica de todo o conjunto instalado.

O mínimo que se deve ter é o aterramento para os receptores ligados a este conjunto e também para os televisores já que uma descarga em um destes receptores pode queimar o tuner de ambos, o LNB e até mesmo a entrada HDMI da televisão.

Eu também aconselho fortemente que você leia uma matéria que escrevemos aqui no GPS.Pezquiza.com sobre aterramento de antenas parabólicas, leia em Aterramento da antena parabólica é importante? Como fazer?