Faça sua antena parabólica de cimento para apontamento de qualquer satélite

Obs. O artigo sobre como fazer a antena de cimento foi publicado pela primeira vez no final de 2012 e está sendo reeditado pois sempre gera bastante interesse dos leitores do nosso blog.

Tenho recebido vários pedidos de informação sobre a possibilidade de se construir uma antena parabólica de cimento, pois recentemente os usuários do fórum do Portal BSD, o 28 e maluco mineiro, postaram fotos de antenas parabólicas feitas de cimento em que eles inclusive conseguem captar vários satélites com a mesma antena parabólica. O brasileiro é realmente muito criativo.

É verdade sim, é possível construir uma antena parabólica com materiais diferentes como já colocamos aqui no GPS.Pezquiza.com como fazer
antena parabólica de madeira, antena parabólica de papel e antena parabólica de fibra de vidro.

A empreitada, apesar de parecer ser muito complexa na realidade pode não ser, pois há alguns macetes que você pode usar para fazer uma parabólica de cimento.

Uma antena parabólica de cimento precisa de um local com bastante espaço para ser construida pois ela vai fica rquase ao nível do chão. Existe indicação de que se pode fazer na laje, mas tem que pensar no peso extra que esta laje vai precisar suportar e aí medir se vale mesmo a pena arriscar.

antena parabólica de cimento

A antena parabólica de cimento será do tipo focal point, pois a antena focal point fica com o prato mais deitado facilitando assim a questão de obstáculos na frente da antena e também a fabricação dela, pois antenas offset necessitam de mais precisão na fabricação e são instaladas mais em pé, o que pode dificultar encontar o sinal quando não se pode movimentar a antena, como no caso desta de cimento.

Outra vantagem de se fabricar uma antena focal point é que o tipo de foco dela facilita encontrar o satélite, calcular a distância do fundo da antena até o LNB, fabricar as hastes que seguram o LNB, pense nisto ao se metar nesta empreitada de fabricar a sua própria antena parabólica.

Outra boa dica se você vai se aventurar a fazer uma antena parabólica de cimento que pode facilitar muito a sua vida ao tentar fazer a primeira é, esquecer as fotos das antenas grandes que eles fizeram inicialmente e usar uma antena parabólica focal point de chapa como modelo.

Coloque a antena parabólica de chapa num suporte para antena parabólica para que você possa levar a antena até o local onde vai construir sua antena de cimento, o suporte você pode fazer soldando um cano de ferro numa roda de carro, o suporte tem que ficar firme, quando mais baixo a antena parabólica de chapa ficar no suporte melhor, pois vai facilitar usar ela como modelo.

fazer antena parabólica cimento

No local onde vai fazer a antena de cimento você vai fazer o apontamento da antena de chapa para o principal satélite que você quer apontar, por exemplo, o StarOne C2.

Feito o apontamento perfeito você vai construir umas paredes de tijolo em volta de antena como se você quisesse que a antena se apoia-se nestes tijolos, e é essa mesma a necessidade, que a antena possa ficar aopiada nos tijolos sem a necessidade do suporte que você fez.

As paredes de tijolo secaram, tire a antena do meio delas, tire a antena do suporte, vá preenchendo o quadrado que você fez com cimento e use o fundo da antena de chapa para moldar o cimento de modo que o cimento pegue o formato do fundo da antena de chapa.

Claro, vai se necessário deixar a antena de chapa mergulhada no cimento durante algum tempo até que ele endureça um pouco, mas você não poderá deixar a antena lá até que o cimento endureça totalmente senão não vai conseguir tirar ela do cimento depois.

Esperou a antena de cimento secar, é hora de cuidar para acertar as imperfeições da antena fazendo um cimento queimando e moldando a antena para que ela fique a mais lisa e perfeita possível.

Tudo pronto? É hora de instalar o suporte do LNB, e aí novamente será hora de usar a antena de chapa como molde para medir a altura do suporte que você precisará instalar na sua antena de cimento, lembrando que a posição deverá variar um pouco mas a antena focal point é mais fácil para se encontrar o sinal do satélite.
antena de cimento

Esta é a minha idéia para fazer uma antena de cimento, mas o maluco mineiro disponibilizou um manual de como construir uma antena de cimento que você pode baixar no 4shared em http://search.4shared.com/postDownload/WzROxxiL/atena_parabolica_caseira.html

Veja o vídeo das antenas de cimento abaixo.

Agora que você leu todo o artigo, faz favor, clica no botão do Youtube aí­ ao lado para se inscrever em nosso canal >>>
_______________________


About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com