Diferença entre LNB e LNBF

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Se você está quebrando a cabeça querendo saber qual é a diferença existente entre o LNB e o LNBF vamos matar a sua curiosidade.

Se você não sabe o que é um aparelho e nem o outro, ele é aquele aparelho que fica na ponta da antena parabólica e se parece com um copo de cabeça para baixo nas antenas teladas e com um vidro de perfume grudado mas antenas offset.

Vamos primeiro às diferenças visuais entre um e outro aparelho que fica instalado na ponta da antena parabólica para fazer a ponte entre a antena e seu receptor de satélite.

LNB = Low Noise Block-down-converter (é o módulo amplificador de sinal que chega do satélite)

LNBF = é o Low Noise Block-down-converter com o Feedhorn embutido. Confira as figuras abaixo.

O feedhorn é basicamente um tubo de metal que orienta o sinal que é refletido pela antena para que ele se oriente para dentro do LNB da maneira mais correta possível.

Antes de continuar a ler este artigo garanta que vai ter prioridade nas excelentes informações que sempre são publicadas pelo GPS.Pezquiza.com, se inscreva em nossa lista de e-mails abaixo.
Importante! Você deve confirmar a sua inscrição através de um e-mail de confirmação que vai chegar na sua Caixa de Entrada do e-mail cadastrado.

Ou seja, o F da sigla LNBF significa que o aparelho já tem um Feedhorn embutido no seu corpo e não é necessário comprar o feedhorn para agregar ao aparelho enquanto o LNB necessita que se compre o Feedhorn separadamente.

O exemplo mais gritante do equipamento aqui no Brasil é o LNBF Banda KU para antenas focal point que vem de fábrica com o Feedhorn parafusado nele mas este Feedhorn pode ser retirado e colocado um outro Feedhorn nele se houver necessidade.

A vantagem do LNB é que pode-se colocar Feedhorn customizados conforme a necessidade da antena, o que acarretaria na melhora do qualidade e força do sinal captado.

Mas não é só isso, o LNB usual recebe sinal em apenas uma polaridade, vertical ou horizontal no caso da transmissão linear; direita ou esquerda no caso da transmissão circular.

Normalmente as polaridades vertical e direita operam em 13V DC e as polaricades horizontal e esquerda operam em 18V DC.

O usuário comum de satélite normalmente usa o LNBF Universal, que capta uma ampla gama de transmissões sem precisar se preocupar com o feedhorn e nem com as polaridades.

Não perca nosso conteúdo em vídeo, inscreva-se agora em nosso canal no Youtube clicando neste botão >

e assista aos vídeos no nosso canal em Canal GPSPezquizaOficial
_______________________

LNB sem feedhorn

LNB sem o Feedhorn

Feedhorn

Feedhorn para LNB pode ser comprado separadamente

LNBF já tem Feedhorn embutido

LNBF já tem Feedhorn embutido


About Richard Lima

Richard Lima é um entusiasta da tv digital via satélite e se tornou o principal mantenedor do GPS.Pezquiza.com