Captando DOIS SATÉLITES com UM só LNB

1288

O GPS.Pezquiza.com recebeu o seguinte e-mail do nosso seguidor Multsom Virtual com o seguinte texto:

Amigo estava lendo o que vc escreveu no gps pesquisa sobre capitar 2 satelites em um lnbf ,aconteceu comigo sem querer,estava instalando uma antena banda c telada e procurando melhor sinal acabei sintnizando canais do c2 e c3 no mesmo lnbf monoponto uma saida banda estendida não sei se é normal mas está funcionando bem 41 canais no c2 e 46 no c3 todos digitais e hd.

Muita gente ao ler este texto pode estar pensando, ué mas isto não é fácil de se fazer com um kit carona? Captar vários satélites com uma só antena?

Sim, o kit carona pode captar vários satélites aproveitando uma só antena mas você terá que usar vários LNBs pois esta é a essência do kit carona, usar vários LNBs.

CLIQUE AQUI para ver diversas publicações que fizemos sobre kit carona aqui no GPS.Pezquiza.com

O que estamos falando aqui é de uma coisa diferente, um assunto que também já abordamos aqui no GPS.Pezquiza.com, o biapontamento, mas que volta e meia algum leitor nosso nos envia alguma dúvida ou comentário sobre ele.

Quando dois satélites estão muito próximos um do outro, como é o caso citado pelo nosso leitor, o satélite C2 está na posição orbital 70°W e o satélite C3 está na posição orbital 75°W, é possível captar em um só LNB os dois satélites ao mesmo tempo.

Quando isto ocorre você irá notar que ao mandar fazer uma busca cega nos canais do satélite que está sendo configurado no seu receptor, nesta caso provavelmente era o StarOne C2 que ele estava configurando, vai aparecer mais TPs e canais neste satélite do que você estava esperando.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

A diferença de graus entre os dois satélites para os quais você está fazendo o bi-apontamento não deve ser muito grande, 5° graus como no caso acima eu já acho uma diferença grande, mas ainda vale a pena fazer o teste para tentar captar.

Na última semana eu estive fazendo um apontamento para o satélite SES6, posição orbital 40,5°W e também consegui um bi apontamento para o satélite da Sky, Intelsat 11, posição orbital 43°W.

Há uma boa regra para que se consiga um biapontamento mais facilmente, que é calcular a metade da diferença de ajuste entre um satélite e outro e configurar a antena e o LNB para ficar exatamente nesta metade.

Por exemplo, no caso do StarOne C2 e StarOne C3 em bia apontamento, você deve começar sempre pelo Giro do LNB:

Giro do LNB StarOne C2 (dados para Goiân-ia, calcule para a sua cidade no Dishpointer): -49,7°
Giro do LNB StarOne C3: -55,4°
Giro do LNB para biapontamento StarOne C2/StarOne C3: -52,55° que corresponde a metada do valor entre -49,7° e -55,4°.

Como eu fiz este cálculo, é simples: -55,4° menos -49,7° para encontrar o valor da diferença que dá 5,7°. após isto você deve dividir este valor por 2, já que queremos a metade do valor, que dá 2,85° e então somar este valor da metade com o menor valor, ou seja, 49,7° + 2,85° que dá -52,55°.

Você vai usar esta mesma lógica para a elevação e também para o azimute entre os satélites.

Se um satélite tem o sinal bem mais forte que o outro provavelmente você precisará fazer alguns pequenos ajustes para que consiga captar melhor o sinal do satélite mais fraco, priorizando o foco de sinal para o satélite mais fraco, sempre lembrando que o apontamento de antena parabólica exige que se faça movimentos milimétricos, tem que ter muita paciência e a mão leve para que se faça um bom ajuste fino.

Obrigado ao Multisom Virtual e continuem conosco!