ANTENA ATIVA PARA TV DIGITAL TERRESTRE – SAIBA O QUE É

9512

Hoje em conversa via e-mail com um fiel leitor aqui do GPS.Pezquiza.com e uma das pessoas que comprou um receptor de tv digital terrestre com Youtube, surgiu a dÁºvida sobre o que É a antena ativa, que É uma opção de configuração que aparece no referido receptor.

Quer saber mais sobre receptor de tv digital terrestre? Siga o link:

RECEPTORES DE TV DIGITAL TERRESTRE NO GPS.PEZQUIZA.COM

Muito bem pessoal, vou explicar de duas formas o que É esta antena ativa para tv digital terrestre, uma simplificada com as minhas palavras e uma explicação mais tÉcnica que fui buscar na Wikipedia.

– A antena ativa É um tipo de antena que tem um amplificador que É ativado por uma tensão elÉtrica enviada pelo receptor para esta antena, ela promete um bom ganho de sinal em relação a uma antena convencional.

A wikipedia explica da seguinte maneira:

Antena ativa
Da WikipÉdia, a enciclopÉdia livre

Uma antena ativa É uma antena que contÉm componentes eletrônicos ativos, como transistores, em oposição Á  maioria das antenas, que consistem apenas em componentes passivos, como barras de metal, capacitores e indutores. Os projetos de antenas ativas permitem que as antenas de tamanho limitado tenham uma faixa de freqÁ¼ência mais ampla (largura de banda) do que as antenas passivas e são usadas principalmente em situações em que uma antena passiva maior seja impraticíel (dentro de um rádio portátil) ou impossÁ­vel (área residencial suburbana que não permite o uso de grandes antenas exteriores de baixa frequência).

As antenas mais ativas consistem em uma antena convencional curta, como uma pequena antena de chicote, conectada a um componente ativo (geralmente um FET). A atenuação do sinal causada pela incompatibilidade do tamanho da antena para o tamanho da onda É compensada pelo circuito ativo. O circuito ativo consiste em um estágio de conversão de impedÁ¢ncia e um estágio de amplificação opcional. Este arranjo É especialmente Áºtil para a construção de antenas compactas de baixa freqÁ¼ência que, devido a requisitos orçamentais, espaciais ou práticos (por exemplo, instalação em veÁ­culos), devem ser reduzidas. Os comprimentos de onda de sinal de baixa frequência variam de um a dez quilômetros. [1]

A energia para os componentes ativos pode ser fornecida por baterias, uma fonte de alimentação filtrada ou pelo próprio alimentador de sinais (alimentação fantasma). [2] As antenas que contêm estádios de conversão de impedÁ¢ncia ativa e, opcionalmente, de amplificação são usualmente usadas apenas para receber, uma vez que a operação de tais estágios É unidirecional.

Eu achava que este tipo de antena ativa para tv digital terrestre não era vendida aqui no Brasil mas fiz uma pesquisa e vi que tem marcas oferecendo tal antena, mas É certo que a maioria dos clientes nem sabem que existe esta opção em seus receptores e provavelmente não a ativam quando compram uma antena ativa, só instalam como uma antena comum e perdem o benefÁ­cio pelo qual pagaram a mais pela antena.

Procura aÁ­ nas configurações do seu receptor de tv digital terrestre para ver se existe a opçáo de ativar a antena ativa.

Procura por antena ativa no Google para você encontrar modelos Á  venda no Brasil e cuidado para não ser enganado.

Um abraço e continue conosco.