ANTENA ATIVA PARA TV DIGITAL TERRESTRE – CONHEÇA O QUE É

5616

Hoje em conversa via e-mail com um fiel leitor aqui do GPS.Pezquiza.com e uma das pessoas que comprou aquele receptor de tv digital terrestre com Youtube que disponibilizei aqui no site, surgiu a dúvida sobre o que é a antena ativa, que é uma opção de configuração que aparece no referido receptor. Se você não sabe sobre qual receptor estou falando veja na seguinte matéria:

RECEPTOR DE TV DIGITAL TERRESTRE WIFI COM INTERNET E YOUTUBE…Olha aí!

Muito bem pessoal, vou explicar de duas formas o que é esta antena ativa para tv digital terrestre, uma simplificada com as minhas palavras e uma explicação mais técnica que fui buscar na Wikipedia.

– A antena ativa é um tipo de antena que tem um amplificador que é ativado por uma tensão elétrica enviada pelo receptor para esta antena, ela promete um bom ganho de sinal em relação a uma antena convencional.

A wikipedia explica da seguinte maneira:

Antena ativa
Da Wikipédia, a enciclopédia livre

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Uma antena ativa é uma antena que contém componentes eletrônicos ativos, como transistores, em oposição à maioria das antenas, que consistem apenas em componentes passivos, como barras de metal, capacitores e indutores. Os projetos de antenas ativas permitem que as antenas de tamanho limitado tenham uma faixa de freqüência mais ampla (largura de banda) do que as antenas passivas e são usadas principalmente em situações em que uma antena passiva maior seja impraticável (dentro de um rádio portátil) ou impossível (área residencial suburbana que não permite o uso de grandes antenas exteriores de baixa frequência).

As antenas mais ativas consistem em uma antena convencional curta, como uma pequena antena de chicote, conectada a um componente ativo (geralmente um FET). A atenuação do sinal causada pela incompatibilidade do tamanho da antena para o tamanho da onda é compensada pelo circuito ativo. O circuito ativo consiste em um estágio de conversão de impedância e um estágio de amplificação opcional. Este arranjo é especialmente útil para a construção de antenas compactas de baixa freqüência que, devido a requisitos orçamentais, espaciais ou práticos (por exemplo, instalação em veículos), devem ser reduzidas. Os comprimentos de onda de sinal de baixa frequência variam de um a dez quilômetros. [1]

A energia para os componentes ativos pode ser fornecida por baterias, uma fonte de alimentação filtrada ou pelo próprio alimentador de sinais (alimentação fantasma). [2] As antenas que contêm estádios de conversão de impedância ativa e, opcionalmente, de amplificação são usualmente usadas apenas para receber, uma vez que a operação de tais estágios é unidirecional.

Eu achava que este tipo de antena ativa para tv digital terrestre não era vendida aqui no Brasil mas fiz uma pesquisa e vi que tem marcas oferecendo tal antena, mas é certo que a maioria dos clientes nem sabem que existe esta opção em seus receptores e provavelmente não a ativam quando compram uma antena ativa, só instalam como uma antena comum e perdem o benefício pelo qual pagaram a mais pela antena.

Procura aí nas configurações do seu receptor de tv digital terrestre para ver se existe a opçáo de ativar a antena ativa.

Procura por antena ativa no Google para você encontrar modelos à venda no Brasil e cuidado para não ser enganado.

Um abraço e continue conosco.